ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O BATISMO INÓCUO - SEGUNDA PARTE



A ordem do batismo trinitariano foi realmente dada?
Não, ela não foi dada. Historicamente já está comprovado que os batismos entre os primeiros cristãos eram todos feitos invocando apenas o nome de Jesus Cristo. Sem entrar no mérito da questão, pois esse artigo não é um tratado de história, transcrevo apenas o que vem escrito na Bíblia de Jerusalém, a título de explicar Mateus 28:19.

“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar ‘no nem de Jesus’”. Bíblia de Jerusalém.

O batismo com a fórmula trinitariana foi tardio na igreja primitiva. Os relatos mais antigos de batismos são todos em nome de Jesus Cristo. O livro de Mateus, tal qual o conhecemos não é apenas uma tradução tardia do original escrito em língua semítica (aramaico), mas também uma re-elaboração e adaptação da obra original. Portanto, aquilo que parece ser verdadeiro, ser original, pode perfeitamente não ser.

Qual fórmula batismal é mais teologicamente coerente com a teologia da salvação?
Sem sombra de dúvidas, a fórmula do livro de Atos. A fórmula batismal usada em Atos dos Apóstolos harmoniza-se com perfeição junto a teologia da salvação. Essa harmonia já começa a ocorrer desde o Antigo Testamento. No livro de Daniel 9:24 a 27 já estava previsto um Messias cuja missão seria a de “extinguir a transgressão e dar fim ao pecado”. No livro de Isaías 49:6 também já estava a previsão da vinda do Messias para ser a “luz dos gentios”. Quando o Messias vem a Terra, ele recebe um nome que é nesse nome que as boas novas deveriam ser anunciadas. As boas novas era que havia chegado a oportunidade do arrependimento e do perdão. A oportunidade do arrependimento e perdão deveria ser proclamada em nome de Jesus Cristo.

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”. Lucas 24:46 e 47

O arrependimento e o perdão estão intimamente ligados à pessoa de Cristo, sendo assim, nada mais lógico e natural que batizar os arrependidos apenas em nome de Jesus Cristo. Se o anúncio da oportunidade de arrependimento e perdão deveria ser feito em nome de Cristo, o batismo evidentemente também. Os homens deveriam se arrepender de pecados praticados contra a Lei de Deus, se arrepender de ofensas praticadas contra Deus; logo, o batismo não poderia ser realizado em nome de um que está profundamente ofendido pelas ofensas contra sua Lei e pessoa. Dessa maneira, só existe a possibilidade de o arrependimento e perdão vir de encontro ao homem através de um intercessor, mediador e, assim, essas duas graças divinas conduzirem o homem ao batismo.

“Deus com sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados”. Atos 5:31

Qualquer trinitariano pode dizer que para o pecador ser conduzido ao arrependimento é necessário a participação do Espírito de Deus e, como o perdão é dado por Deus, assim, também é teologicamente coerente o batismo trinitariano. Já que o Espírito Santo conduz o homem a Cristo que intermedeia o perdão do Pai, as três pessoas participando do processo legitimariam a fórmula trinitariana de batismo.

No entanto, existe um evento no qual houve a participação de apenas um e, esse evento, por estar exclusivamente ligado a pessoa de Cristo, foi colocado por Deus como a realidade para a qual o batismo se tornou um símbolo. Esse evento, o qual Cristo enfrentou sozinho, sem que o Pai ou, para os trinitarianos, também o Espírito Santo não o vivenciou, nós o chamamos de morte e, no caso, a eterna.

Como o batismo é o símbolo da morte e ressurreição de Jesus Cristo e como somente ele morreu e ressuscitou eis então o motivo único pelo qual os batismos realizados por Pedro, Paulo, Felipe e provavelmente todos os outros apóstolos foram feitos em nome de Jesus Cristo. Ele foi o único que morreu e ressuscitou dando assim com a sua entrega um simbolismo extraordinário ao batismo em seu nome. Foi por esse motivo que Paulo batizou novamente os que já haviam sido batizados por João.

RAZÕES BÍBLICAS PARA O BATISMO UNICAMENTE EM NOME DE JESUS CRISTO

“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”. Atos 10:43

“E nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que como Cristo ressuscitou dos mortos, pela vontade do Pai, assim andemos nós também e novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança de sua morte, também o seremos na da sua ressurreição”. Romanos 6:3 a 5

Do ponto de vista bíblico, todo aquele que ainda não participou da morte e ressurreição que o batismo em nome de Jesus Cristo simboliza, não recebeu ainda o perdão dos seus pecados. O batismo em nome de Jesus Cristo é o rito que oficializa o arrependimento e perdão. É por Cristo que vem o arrependimento e o perdão. O batismo em seu nome representa nossa morte para o mundo e o pecado e a ressurreição para uma nova vida no Cordeiro.

Você pode até estar despreocupado e satisfeito com o seu batismo trinitariano, mas tenha certeza que Pai não morreu para lhe salvar e muito menos o Espírito Santo e que o batismo e símbolo da morte e ressurreição de Cristo."

Elpidio da Cruz Silva (Artigo enviado por email)

6 comentários:

  1. Prezado irmão Elpídio, saudações em Cristo

    Moro no Estado de Sergipe. No dia 08/12/2007, foi batizado na IASD, seguindo o modelo trinitariano. No ano passado, tomei conhecimento por intermédio da internet, por meio do site bereano, que o verdadeiro batismo é feito em nome de JESUS. Andei questionando alguns pontos doutrinários a líderes da igreja onde congregava, mas, além do mal estar que criei, não obtive respostas. Resultado: parei de congregar, no entanto, continuo firme na esperança de que um dia receberei o veradeiro batismo. Por enquanto, estou sozinho, pois não conheço nenhuma outra pessoa daqui de Sergipe que seja Adventista Bereano. Uma coisa me conforta: "Deus proverá".
    Que o Senhor abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Gilberto, nós temos uma igreja na cidade de Itabaianinha aí em Sergipe. Ela é liderada pelo irmão Dedé, um ex-dirigente da Congregação Cristã no Brasil. O irmão Dedé esteve comigo no dia 11/07/2009 no Ceará onde batizamos 13 ex-adventistas no verdadeiro batismo cristão. Não sei se as suas cidades são perto ou distante uma da outra mas, se for perto lhe envio o telefone e o endereço do nosso querido irmão Dedé. Se o irmão quiser mesmo o batismo em nome de Cristo, nosso irmão Dedé não vai medir esforços para levar esse batismo até o irmão. Um abraço fraterno,

    Elpídio.

    ResponderExcluir
  3. E uma pena ,nem todos os comentarios sao publicados.

    ResponderExcluir
  4. Prezados Participantes

    Recentemente, para nossa tristeza, tivemos que rejeitar alguns comentários, tendo em vista que NÃO atendiam aos objetivos do BLOG, ou não preenchiam os pré-requisitos estabelecidos (ver mensagem permanente de Boas Vindas do lado direito), que transcrevemos a seguir:

    “O nosso objetivo com esse BLOG é termos um CANAL de informações e estudo de temas bíblicos. Além de termos um estudo e comentário saudável, queremos, também fortalecer nossa fraternidade cristã.”,

    "Queremos publicar TODOS os COMENTÁRIOS, desde que os mesmos não sejam pejorativos ou discriminatórios".

    Agradecemos a compreensão, e teremos o maior prazer em publicar aqueles que estão acima desta categoria de comentários

    Fraternalmente,

    Heráclito Fernandes da Mota

    ResponderExcluir
  5. Irmão Elpídio

    Fiquei feliz em saber que aqui em Sergipe já existe uma igreja em Itabaianinha. Por favor, envie-me o telefone e o endereço do irmão Dedé para que eu possa entrar em contato com ele. Mande pelo email: jilberto.oliveira@yahoo.com.br
    (Obs. No email, é com "j" mesmo.) Um fraterno abraço.

    Gilberto

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria de saber se tem igrejas em pindamonhangaba pois tambem estou em busca da verdade biblica me escrevam mari-afborges@hotmail.com urgente

    ResponderExcluir