ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FAÇAMOS O QUE ELLEN G. WHITE DISSE OU O QUE ELA FÊZ?

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” João 8:36

Lembro-me de haver participado de um treinamento na IASD sobre mordomia, isto nos meus primeiros anos como ASD, e muita coisa boa e útil aprendi naquele curso, entre as quais gostaria de destacar duas: 1 - O MODORMO É LIVRE PARA ADMINISTRAR OS DONS QUE RECEBE DE DEUS, 2 - OS DONS VINCULADOS A MORDOMIA CRISTÃ SÃO: TEMPO; TALENTO; TEMPLO, TESOURO.

Como estamos nos dirigindo, principalmente, a ASD não vejo a necessidade de avaliarmos mais detalhadamente o item que trata dos dons da mordomia, até porque em todo treinamento de mordomia este é justamente o foco principal, com muita “eficiência” nos tesouros.

Um ponto de pouca preocupação da IASD, e que para nós torna-se o fundamento da mordomia cristã, tanto para os que viveram sob a égide da velha aliança, quanto para nós cristãos neotestamentários, é justamente aqueles que nos define a cada um como administradores dos dons de Deus.

Não sou especialista na ciência da Administração, mas no meu humilde conceito, o fundamental em administrar é que o administrador tenha liberdade em suas decisões, sem esquecer de que é o responsável pelos resultados obtidos, logo neste aspecto a bíblia apresenta-nos uma mordomia pautada na liberdade e no amor.

Quando, simplesmente, contribuímos para uma instituição religiosa de maneira tão submissa, para não dizer subserviente, que não nos achamos nem mesmo no direito de questionarmos ou comentarmos o que se faz com toda a arrecadação, que na maioria das vezes representam suor, sangue, e a privação de muitas famílias, alguma coisa deve está profundamente errada, e, este erro não está somente com nossos líderes, mas principalmente em nós mesmos.

Pelo que já verificamos na história de nossa igreja, sem dúvida, qualquer um pode perceber que a nossa mordomia praticada durante o período do plano da Benevolência Sistemática, embora tenhamos que reconhecer que não era ainda um plano completo, e que nem mesmo chegou a completar-se devido à intervenção de pessoas que se apresaram, pessoas estas, mais interessadas no progresso material da obra que no seu crescimento espiritual da igreja, mesmo assim, enquanto durou, aproximadamente 17 anos, respeitou-se à liberdade de cada irmão, e procurou-se introduzir nos corações dos crentes do advento, tanto nos ricos, quanto nos pobres, o amor e a alegria em participar financeiramente da propagação do evangelho.

Sob este aspecto, isto é, a liberdade que cada um tem no participar financeiramente da Causa de Deus na terra, com certeza os propensos a seguir a opinião dos outros, indagarão sobre qual teria sido o comportamento da Irmã White?

Baseado nas poucas informações a que tivemos acesso, poderia concluir, sem medo de errar, que o seu comportamento pareceu-nos exemplar e digno de uma verdadeira cristã, uma vez que a Irmã White, mesmo, não tendo se rebelado formalmente contra o fato de que sugestões humanas prevalecessem sobre revelações divinas, e que os abusos de pessoas como Canright, que ao desprezar o plano da B.S., forneceu um ambiente propício para que os espíritos ambiciosos dominassem a liderança da igreja, deixando-nos um legado de injustiça e exploração do homem pelo homem.. O testemunho da Irmã White nos dá provas de como foi que ela, de forma prática, reagiu diante de tal situação.

Com o seu viver prático, provou para o povo adventista, de seu tempo, que nossa participação financeira na obra de Deus, não está vinculada, exclusivamente, ao sustento do ministério evangélico, mas pode e, principalmente, deve ser canalizada ao atendimento das necessidades da comunidade local, bem como no socorro dos pobres e excluídos, os quais nas palavras de Jesus são os seus verdadeiros representantes.

Os textos a seguir testificam a ação de sua ação que, embora procurasse evitar problemas com a liderança da igreja, sempre que os princípio da mordomia bíblica exigia, atendia as demandas dos necessitados e das comunidades carentes, senão vejamos:.


DEFEDENDO A CONSTRUÇÃO DE IGREJAS COM O “DÍZIMO”

Há casos excepcionais, onde a pobreza é tão extrema que a fim de assegurar o mais humilde lugar de adoração, pode ser necessário utilizar o dízimo. Mas este não é Battle Creek ou Oakland. (Special Testimonies for Minister and Workers 10, 16-18) – Parousia ano 2 Nº 2 pág. 51

ALIVIANDO O SOFRIMENTO DOS POBRES

O Senhor tem-me mostrado que a experiência de pobreza e privação pela qual seu pai (Tiago White) e eu passamos nos primeiros dias de nossa obra me tem dado uma clara apreciação e simpatia por outros que estão passando por experiências semelhantes de carência e sofrimento. E onde vejo obreiros desta causa que tem sido fieis e leais à Obra, que são deixados a sofrer, é meu dever falar em seu favor. Se não comove os irmãos a ajudá-los, então eu devo ajudá-los mesmo que para isso eu seja obrigada a usar parte do meu dízimo. Arthur L. White: The Early Elmshaven Years (Washington, DC: Review and Herald, 1981), 393 – Parousia ano 2 Nº 2 pág. 52


AJUDANDO COM “DÍZIMOS” PRÓPRIOS E ALHEIOS.
Carta escrita por Ellen G. White, em 22/01/1905 a G. F. Watson, Presidente da Associação do Colorado.

Tem-me sido apresentado durante anos que meu dízimo deveria ser utilizado por mim mesma para auxiliar os pastores brancos e negros que foram negligenciados e não receberam o suficiente para sustentar suas famílias. Quando me foi chamada à atenção para os ministros idosos, brancos ou negros, era minha obrigação especial investigar sobre suas necessidades e supri-las. Esta era minha obra especial e tenho feito isto em vários casos. Ninguém deveria dar notoriedade ao fato de que em casos especiais o dízimo é usado deste modo.
Quanto à obra entre os negros do Sul, aquele Campo tem sido e ainda está sendo despojado [em 1905] dos meios que deveriam ir para os obreiros daquele Campo. Tem-se havido casos em que nossas irmãs têm utilizado o seu dízimo para o sustento dos ministros que trabalham pelos negros do Sul, que cada homem, se for sábio, fique calado.
Eu mesma tenho utilizado meu dízimo para os casos de maior necessidade trazida ao meu conhecimento. Tenho sido instruída a fazer isto; e como o dinheiro não é retirado do Tesouro do Senhor, não é um assunto sobre o qual se deva comentar, pois seria necessário que eu tornasse conhecidos estes assuntos, o que não desejo fazer, por não ser o melhor.
Alguns casos tem sido colocados diante de mim por anos e tenho suprido suas necessidades do dízimo, conforme Deus me tem instruído a fazer. E se qualquer pessoa me disser: Irmã White, a Senhora utilizaria o meu dízimo para empregá-lo onde é mais necessário, eu direi: sim, o farei; e tenho feito isto. Louvo essas irmãs que tem destinado seu dízimo aos locais mais carentes para ajudar a fazer uma obra que esta sendo negligenciada, e se for dada publicidade a este assunto, criar-se-á uma prática que seria melhor que se evitasse. Não me preocupo em dar publicidade a esta obra que o Senhor me indicou, bem como a outros, a fazer.
Estou tratando deste assunto para que você não cometa um erro. As circunstâncias alteram os casos. Eu não aconselharia ninguém a tornar um hábito juntar o dinheiro do dízimo e não devolve-lo aos cofres da igreja. Mas durante anos tem havido de vez em quando pessoas perderem a confiança na utilização do dízimo e o têm colocado em minhas mãos, afirmando que se eu não aceitasse, eles mesmos o utilizaria, para as famílias dos ministros mais necessitados que pudessem encontrar. Eu tenho levado o dinheiro, dando-lhes um recibo e tenho dito a essas pessoas como o dinheiro foi aplicado. Ellen G. White, em Arthur L. White, 395 – 396 – (Parousia, ano 2 Nº 2 pág. 53

EM DEFESA DA LIBERDADE.

“Deus não vos obriga a perguntar à Associação ou a qualquer concílio de homens se deveis usar vossos meios conforme vedes apropriado ser para o avanço da Obra de Deus em cidades e localidades destituídas de recursos, e lugares empobrecidos. Este exatamente é o esquema que tem sido seguido, uma grande quantidade de recursos não deveria ter sido usada em algumas localidades, enquanto tão pouco foi usada em outros lugares onde o estandarte da verdade ainda não foi erguido. Não devemos imergir nossa individualidade de decisão sob qualquer instituição em nosso mundo. Devemos buscar a sabedoria de Deus, como fez Daniel”. Ela continua a dizer: “Podemos nós individualmente compreender nossa verdadeira posição, de que como servos de Deus assalariados não estamos aqui para negociar com a administração; mas que diante do universo celestial nós devemos administrar a verdade a nós confiada? Nossos próprios corações devem ser santificados, nossas mãos devem ter algo para dar conforme a ocasião exigir as rendas que Deus nos confiou”. (Pamphlets in the Concordance, Volume II, p. 467).(Extraído do site: http//mensagensfinais.tripod.com)

QUALQUER SEMELHANÇA COM A LIDERANÇA ATUAL É MERA CONCIDÊNCIA

“A sabedoria divina tem abundantes lugares nos quais trabalhar. É para avançar sem pedir permissão ou apoio daqueles que tem dados a eles mesmos o PODER. No passado um grupo de homens tentaram manter em suas próprias mãos o controle de todos os recursos vindo das igrejas e usaram estes recursos da maneira mais desapropriada, erigindo edifícios custosos onde grandes construções eram desnecessárias e não solicitadas, e deixando lugares necessitados sem ajuda e estímulo... Por anos a mesma rotina, o mesmo jeito regular de trabalhar tem sido seguido, e a Obra de Deus tem sido grandemente retardada. Os planos mesquinhos que tem sido aplicado por aqueles que não tinham lucidez e decisões santificadas resultaram numa demonstração que não é aprovada por Deus. Deus nos chama para uma reforma e reavivamento. As” linhas regulares “não tem feito a obra que Deus deseja ver realizada. Deixe a reforma [e] o reavivamento fazerem as contínuas mudanças... Permita que todos os jugos sejam quebrados”. Deixe os homens serem estimulados para as realizações que eles têm como responsabilidades individuais” (Ibid, pp. 174 – 176).(Extraído do site: http//mensagensfinais.tripod.com )

Incríveis são os argumentos que se utilizam para tentar contornar as declarações acima, afirmando-se que ela podia agir assim, pois sendo profetiza seguia orientação particular de Deus, é como se a mesma estivesse em um degrau espiritual superior a nós, logo tinha autoridade e competência para agir como agiu, mas nós pobres mortais temos que nos conformar com o que nos ensinam, isto é, devemos fazer tudo o que se supõem que ela nos tenha ordenado, mas jamais fazer o que ela fez.

5 comentários:

  1. Bereanos PB,

    Saudações em Cristo Jesus!

    Penso que nem uma coisa nem outra.

    Uma outra marca. Você está marcado?
    Na bíblia consta esta outra marca.

    Segue uma profecia bíblica, ou seja, de Paulo que está em 1 Tim 4:1 a 5, que Transcrevo:

    (Abusos: Sinais dos últimos tempos)
    Cap 4
    1- O Espírito diz claramente que, nos últimos tempos, alguns renegarão a fé e se APEGARÃO a EMBUSTEIROS e a DOUTRINAS DIABÓLICAS,
    2- deixando-se iludir por pessoas FALSAS e MENTIROSAS, COM A CONSCIÊNCIA MARCADA COM FERRO EM BRASA.
    3 – PROÍBEM o matrimônio E O USO DE CERTOS ALIMENTOS que, no entanto, foram criados por Deus para serem tomados com ação de graças pelos fiéis e por aqueles que chegaram ao conhecimento da verdade,
    4 – pois toda criatura de Deus é boa, e não se deve rejeitar coisa alguma que se usa com ação de graças.
    5 – Com efeito essas coisas são santificadas pela palavra de Deus e pela oração.

    Os comentário que tecerei a seguir não tem o interesse de ferír ou magoar os irmãos, nem criar polêmica. Este assunto me veio quando recebi uma Msg de e-mail, que identificava a Igreja católica com a primeira frase do versículo 3, de 1 timóteo cap. 4, que diz “que proíbem o MATRIMÔNIO”, mas lendo a seguir encontramos na segunda frase do versículo, o seguinte: “exigem a abstinência de alimentos." Fiquei pensando! aplicamos a outro a primeira frase do versículo; fiquei imaginando então!? a quem se aplicaria a segunda frase do versículo? Qual a única denominação religiosa que trata disto, que mistura regras de alimentação, com doutrina religiosa? Pensem e cheguem a sua própria conclusão….
    Veja:
    Primeira parte do versículo 3:
    3 -Proíbem o matrimônio(casamento)
    (Você identifica aqui alguma Igreja??)
    segunda parte do versículo 3:
    3 – “Proíbem o(exigem a abstinência)…….e o uso de certos alimentos que, no entanto, foram criados por Deus para serem tomados com ação de graças pelos fiéis e por aqueles que chegaram ao conhecimento da verdade,”
    (Você identifica aqui uma segunda Igreja??); que prega regras de alimentação que ultrapassa a dispensação levítica(Carne, queijo, ovos, açúcar, chás e etc.) – Hebreus 13:9.; Colossenses 2:16 e 17.

    Muitos, ou quase todos, lêem os versos 1 e 2, e vão buscar esses ensinamentos de “embusteiros e doutrinas diabólicas”, em outras partes da bíblia, passando por alto o que se vê na seqüência, nos outros versículos. Isto me causa preocupação! Se está na seqüência por que buscar em outra parte da bíblia? Hah!? não bate com a doutrina de minha Igreja … Vou pular !!
    Veja o que diz heb 13:9 – “Não se deixem levar por ensinamentos diferentes e estranhos que tiram vocês do caminho certo. É bom para nossas almas receberem forças por meio da graça de Deus e não por meio da obediência a regras sobre alimentos, pois o que obedecem a tais regras não tem sido ajudados por elas” Tradução – linguagem de hoje.

    Continua no comentário seguinte..

    ResponderExcluir
  2. Continuando comentário anterior…..

    Preciso completar o assunto. Pode parecer repetitivo, mas útil para o entendimento do termo que Paulo chama de : “CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA OU MARCADA COM FERRO EM BRASA”.

    Quanto ao termo “Ferro em brasa”; repetindo o texto de Paulo, em 1 Timóteo 4:1 a .., que diz: “O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vem de demônios. Esses ensinamentos são espalhados por pessoas HIPÓCRITAS e MENTIROSAS, PESSOAS CUJA CONSCIÊNCIA ESTÁ MORTA COMO SE TIVESSE SIDO QUEIMADA COM FERRO EM BRASA.

    Segue-se que, “FERRO EM BRASA” é usado até hoje para marcar bois, para que escapulindo algum de sua fazenda, você possa buscá-lo na fazenda vizinha, provando pela marca a sua propriedade. Imagino que antigamente marcavam também os escravos rebeldes e fujões, provando também ser proprietário.

    Existem certas doutrinas hoje em dia e existiram na época de Paulo; como a dos Escribas e fariseus, que julgavam ser os donos da verdade. A Consciência deles era tão apegada as suas regras e doutrinas, que eles próprios se manipulavam e se oprimiam (Se torturavam e se machucavam) . Se alguém manifestava pensar diferente, logo diziam que seria castigado e que os milagres de quem pensava e agia diferente procederia de belzebu (no caso os milagres de Jesus.)

    As características indicadas por Paulo são duas, ou seja, MENTIRA e A HIPOCRISIA, presentes nos manipuladores.

    Jamais devemos generalizar, pois muitos praticam este regime alimentar e não são os hipócritas da profecia, pois seguem as regras que pregam. Agora se sigo a regra porque me pregaram ou ensinaram, como requisito de salvação, posso estar com esta marca, ou seja, marcado e seguindo doutrinas/ensinos de demônios e de espíritos enganadores.

    Outra: Os católicos não ensinam que as pessoas não devam se casar, pois apenas Os que se dedicarem ao evangelho e que são orientados a não se casar(Como o próprio Paulo disse). Não ensinam isto como doutrina para a grande multidão de católicos; portanto ao meu ver não se enquadram no cumprimento da profecia.

    Hoje, em certas doutrinas existe o domínioc/controle/manipulação de multidões, simplesmente, usando a mesma técnica. Pessoas com a mente direcionada, que lêem apenas livros de algum autor ou de alguma diretriz doutrinária, recusando qualquer outra fonte, ficam dominados, ou seja, com a mente controlada, como que se estivesse marcada com “Ferro em brasa”, marcas estas difíceis de remover, senão impossível. Pessoas tão apegadas que se recusam a aceitar o VERDADEIRO CONTEXTO BÍBLICO, O lógico e o racional em favor de suas convicções, inculcadas, pela literatura que consultam todo dia; que consideram a última palavra, ou seja como a verdade absoluta.

    Pergunto ao leitor ? Você é apegado, manipulado, dominado, controlado e usado por alguma organização, ou marcado/marcador como que por ferro em brasa por alguma doutrina??

    Será que percebe?

    Como quando o Evangelho foi extendido aos gentios. Não ver e não ouvir - Atos 28:26 a 28.

    Existem muitos livros que ensinam essas técnicas que usam conosco. Sabia?

    Passagens complementares Hebreus 13:9 e Romanos 14, Colossenses 2:16 e 17.

    Você é convencido e convertido à doutrina ou ao Nosso Bendito Jesus, Nosso Salvador Querido, Cristo Jesus, Filho do Eterno?

    Tenho recentemente lido testemunhos de algumas pessoas que sofreram amarguradamente ao tentar se livrar deste jugo de escravidão.

    Cristo Disse : ” Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32

    Seguem dois pensamentos :

    1 – “Quem faz de sua religião o seu deus não terá Deus em sua religião” Thomas Erskine de Linlathen;

    2 – “Nenhuma Organização ou denominção religiosa pode monopolizar a verdade ou a salvação, pois estas pertencem ao Deus Eterno e ao Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Clamor baseado no apocalipse cap. 7:9 e 10.

    Atenciosamente,

    Que salvação de Deus, seja com todos em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    do Irmão Francisco

    ResponderExcluir
  3. Beranos PB,

    Penso na internet como uma ferramenta de informação muito preciosa.

    Continuando no assunto de 1 timóteio 4:1 a 5

    Veja um testemunho que encontrei..

    segue aconselhamento Ellen G.White a não se casar(não contrair matrimônio). Veja parte do testemunho de Paul N. Barker, contemporâneo de ELLEN G WHITE.(cita ano 1901)

    Fonte: Testimony by Paul N. Barker, no link =
    http://www.truthorfables.com/Testimony_by_Paul_Barker.htm

    Tradução do Google tradutor.. com algumas pequenas correções..

    Selecionei só a parte que trata de matrimônio; Abrindo o link fonte você terá todo testemunho em inglês.
    ===================================
    Diz Ele:
    Quando eu tinha quatro anos, a família mudou-se para Missoula Montana, onde começou a freqüentar a Igreja dali, que era pequena (fígado fumado colorido) edifício ao lado da subestação da estrada de ferro do Norte do Pacífico, onde os serviços religiosos eram muitas vezes completamente abafados pelo barulho de comutação de motores e batidas de carros . Nós não tínhamos muito mais do que tínhamos, QUANDO SE ESTABELECERAM AQUI A SRA. WHITE QUE ENVIOU NOTIFICAÇÕES PARA AS IGREJAS DE QUE A VINDA DO SENHOR ESTAVA TÃO PERTO QUE NÃO DEVIAM MAIS SER REALIZADOS CASAMENTOS NA IGREJA E QUE OS MEMBROS JÁ CASADOS DEVIAM VIVER COMO VIRGENS CASTOS . Consternação era comum. Embora sendo apenas uma criança de cerca de cinco ou seis anos de idade ainda posso visualizar o ministro em frente à igreja, com lágrimas escorrendo pelo rosto, confessando à Igreja que Satanás o havia tentado durante as horas de escuridão da noite e que tinha caído, mas que com a ajuda de Deus ele se manteria firme na próxima vez; apenas para repetir o desempenho no sábado seguinte. Na minha idade eu não conseguia descobrir qual terrível tentação que o ministro teve durante as horas das noites escuras, até que eu era mais velho que eu entendi o que foi que aconteceu.

    A denominação de hoje nega categoricamente que isso aconteceu, o que não melhora em nada a minha estimativa da sua integridade.

    "Nesta era do mundo, com as cenas da história da Terra prestes a se findar, e estando prestes a entrar no tempo de angústia como nunca houve, quanto menos casamentos contraídos melhor para todos, homens e mulheres."
    5. Testimonies, p. 366.(Veja citação em Testemunhos para a Igreja,vol 5, página 366
    =================================
    Filtragem
    Veja em Inglês:

    "In this age of the world, as the scenes of earth’s history are soon to close and we are about to enter upon the time of trouble such as never was, the fewer the marriages contracted, the better for all, both men and women." 5 Testimonies, p. 366 -(citação do livro: testemunhos para a Igreja, vol 5,pag 366).

    Atenciosamente,

    Francisco Alberto

    ResponderExcluir
  4. Senhores Bereanos,

    Saudações Cristãs!

    Veja como coincide com a advertência de Paulo, quando ele disse sobres pessoas enviando notificaçõs, ou cartas, sobre a proximidade da volta de Cristo:


    (Caixa alta)

    II Tessalonicenses, 2
    1. No que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos,
    2. NÃO VOS DEIXEIS FACILMENTE PERTURBAR O ESPÍRITO E ALARMAR-VOS, NEM POR ALGUMA PRETENSA REVELAÇÃO NEM POR PALAVRA OU CARTA TIDAS COMO PROCEDENTES DE NÓS E QUE VOS AFIRMASSEM ESTAR IMINENTE O DIA DO SENHOR.
    3. Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
    4. o adversário, aquele que se levanta contra tudo o que é divino e sagrado, a ponto de tomar lugar no templo de Deus, e apresentar-se como se fosse Deus.

    Versículo na Bíblia a linguagem de hoje...
    NTLH 2.4 Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus!


    Até agora este personagem (HOMEM DA INIQÜIDADE) não apareceu por aqui, pois o povo adora até o que não é sagrado e não tem problemas; como é o caso de falsos deuses, imagens de escultura, mortos e ídolos humanos.

    Portanto se alguém se levantar contra tudo que é VERDADEIRAMENTE DIVINO, supostamente divino, ou falsamente divino, realmente vai ter que se impor!

    Precisamos ler a Bíblia direito para não sermos enganados!!

    Saudações Cristãs

    Alberto

    ResponderExcluir
  5. Irmãos Cristãos,

    Veja um testemunho que vem confirmar o comentário anterior...

    Veja a técnica foi usada quando aconteceu pressão psicológica e ASSÉDIO ESPIRITUAL no caso deste senhor que deu e ficou sem tudo que tinha para sustentar a família.

    ============================

    Testemunho de Paul Barker N.
    Fonte: http://www.truthorfables.com/Testimony_by_Paul_Barker.htm

    "Pouco tempo depois de eu nascer, a Sra. White saiu com um testemunho de que a vinda do Senhor estava tão perto que era hora de vender bens terrenos e colocar o dinheiro na causa". Um dos membros do local, com o nome de sua fazenda Hortenberry vendeu por US $ 3500 e deu o dinheiro à igreja e viviam em extrema pobreza pelo resto de suas vidas. Seu pai tinha acabado de construir uma nova casa e foi plantando árvores de frutos, quando ele foi duramente criticado verbalmente por alguns dos membros da igreja, porque pareceu que ele não tinha acreditado na próxima vinda do Senhor, plantando as árvores que exigiriam vários anos para dar frutos.

    ============================

    Comentário...

    Se foi um engano ou um truque não sei... contudo as árvores devem ter dado frutos, mas nas mãos de outro proprietário...

    O que seria isto? Aquela profecia da volta de Cristo se cumpriu? As plantas frutíferas deram seus frutos? Os membros envolvidos no caso e o doador da fazenda foram envolvidos/enganados?

    É como pedir ao cortador de cana que venda suas luvas e seu facão. Como ele trabalhará para se sustentar. Quanto a este homem que tinha uma fazenda para se sustentar, dele foi tirada a fonte de sustento.

    O Que você leitor, acha disto?
    Seria estelionato ou extorsão mediante pressão psicológica, levando o fazendeiro a cair no conto do vigário?

    ResponderExcluir