ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A TRINDADE E ASSUNTOS RELACIONADOS

Prezados Bereanos(Estudantes da Palavra),



Pedimos aos participantes que doravante direcionem todos os questionamentos sobre a TRINDADE E ASSUNTOS RELACIONADOS para este tópico o qual será, sempre que julgarmos necessário, deslocado para o topo do BLOG.



Fraternalmente,



Heráclito Fernandes da Mota

9 comentários:

  1. Todas as passagens de Apocalipse onde diz "Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim", é com relação ao Filho. Então, se o Filho é o início (Alfa) não pofe ter sido gerado do ponto de vista de Deus e sim, do ponto de vista humano. Portanto, Ele foi gerado aqui na Terra.

    Antonio

    ResponderExcluir
  2. Prezado Irmão Antônio,

    Que bom que você voltou! Já estávamos no nosso limite, e se o prezado irmão demorasse mais um pouco para participar iríamos convida-lo a retornar.

    Querido Irmão Antônio,

    Existe 3 passagens bíblicas com esses termos: ALFA E ÔMEGA, são elas: Apocalipse 1:8, 21:6 e 22:13.

    Veja o que o SDABC - Comentário Bíblico Adventista nos diz:

    Apocalipse 1:8.

    O Alfa e a Omega.

    A primeira letra e a última do alfabeto grego; é como se disséssemos: "desde a até a Z". A frase indica integridade, plenitude, e tem o mesmo significado que "o princípio e o fim, o primeiro e o último" (cap. 22:13).

    Neste caso o que fala é "o Senhor, que é e que era e que tem que vir", identificado como Deus o Pai (ver com. cap 1:4); entretanto, nos vers. 11-18 a expressão "o Alfa e a Omega" identifica-se claramente com Cristo, quem também declara que é "o primeiro e o último". No cap. 22:13 a frase "o Alfa e a Omega" refere-se a Cristo, o que é evidente pelo vers. 16. O Pai e o Filho compartilham estes atributos eternos (ver Nota Adicional do Juan 1).


    O SDABC está correto, em afirmar que Apocalipse 1:8, refere-se ao PAI e não ao Filho (ver verso 4), já os outros versos, referem-se ao Filho. Diante disso temos a seguinte conclusão que o próprio SDABC afirma: O PAI e o FILHO compartilham os atributos de eternos.

    Agora, por favor, analise o significado da palavra ETERNO.

    1) Que não teve princípio e nem fim.
    2) Que teve um princípio, mas não terá fim.
    3) Que durará sempre.
    4) Inalterável

    Quanto a Eternidade do PAI, não temos dúvidas, pois a Palavra diz o seguinte:

    "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” (Salmos 90:2 RA)

    O`Pai se enquadra perfeitamente no primeiro significado de ETERNO:

    1) Que não teve princípio e nem fim.

    Não existe nenhum verso bíblico, falando da origem do Pai.

    Agora em relação ao FILHO, o que temos?

    E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2 RA)

    Perceba que o verso referente ao Filho, afirma que Ele teve uma ORIGEM... NOS TEMPOS ANTIGOS.... NOS DIAS DA ETERNIDADE...

    Não é apenas esse verso que fala que o Filho teve uma ORIGEM, já mostramos em muitos outros versos que a ORIGEM do Filho, foi no PAI, Ele nasceu do Pai (é por isso que Ele é Filho), Ele um dia na eternidade foi GERADO.

    Portanto concluimos que o Filho se enquadra perfeitamente no segundo significado de ETERNO:

    2) Que teve um princípio, mas não terá fim

    ResponderExcluir
  3. Estava com saudade. Foi muito bom seu comentário sobre a questão do Alfa e do ômega, citando o comentário bíblico adventista. OK! Apoc 1:4 fala do Pai, mas tem esse detalhe: "...que há de vir". Veja como esse conceito foje ao nosso entendimento. É como se o Pai esteja voltando com o Filho. Dá para entender? Talvez se encaixe naquele verso onde Jesus diz: "Eu e o Pai somos um" João 10:30

    Eu não sei de onde você retirou esses conceitos sobre Eterno, mas, pesquisei do Dicionário Aurélio (do latim aeternu):

    1) Que não tem princípio nem fim;
    2) Imortal
    3) Que não tem fim;
    4) Imutável;
    5) De duração indefinida;
    6) Desmedido;
    7) Deus

    Você disse bem: o pai e o Filho compartilham dos atributos Eternos. Você não entendeu o texto de Miquéias 5:2? Ele está usando uma linguagem figurada. Veja a expressão "...desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." A sua conclusão foi parcial e limitada.

    Antonio

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá Irmão Antônio, que o Eterno continue te abençoando.

    PRIMEIRO: Precisamos entender o seguinte: O Pai é um Ser Pessoal e o Filho é outro Ser Pessoal. Eles não são a mesma Pessoa. Quando Jesus disse: “Eu e o Pai somos UM”, não estava dizendo que Ele e o Pai eram a mesma Pessoa.

    Em I Samuel 11:6-7, diz que o POVO saiu como UM só homem. Jesus em João 17:21-22, orando ao Seu Pai, pede para que TODOS sejam UM. Portanto, o Pai e o Filho são UM, da mesma forma que a igreja (muitos) também pode ser UM.

    PERGUNTA PARA REFLEXÃO: Por que em João 10:30, Jesus não disse: Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um???

    SEGUNDO: Como você mesmo falou: “Apoc 1:4 fala do Pai”. E realmente o texto bíblico diz que Ele o Pai “há de vir”. É interessante, pois fomos doutrinados a exaltar e crer na vinda apenas do Filho. Por muitos anos, eu pensei dessa forma. Eu só vim entender melhor que o Pai voltaria com o Filho, quando li em um livro Adventista (UMA NOVA ERA SEGUNDO AS PROFECIAS DO APOCALIPSE) publicado pela Casa Publicadora, do Pastor C. Mervyn Maxwell, na página 161, o seguinte:

    “Alguns cristãos que crêem ardentemente na segunda vinda de Cristo, jamais imaginaram que Deus, o Pai, acompanhará Seu Filho. Abordamos brevemente esta questão a pagina 83. As evidências apontam para uma resposta: SIM. Ele (o Pai) virá com Jesus.”

    Depois ele cita alguns versos: Apocalipse 6:16 e Salmo 50:3-6 e outros, para mostrar que o Pai, voltará com o Seu Filho e todos os anjos celestiais. Aliás o céu ficará em silêncio, por meia hora (Apocalipse 8:1), ou seja, NINGUÉM ficará no Céu. O Pai, o Filho e todos os anjos voltarão para nos buscar. Amém!

    Porém como um bom bereano que você é não vai se convencer apenas com os comentários de um Pastor, mesmo sendo em um livro publicado pela CPB. Por isso que aqui nós temos mais de 10 versos bíblicos que apontam para a volta de Cristo com o Seu Pai, juntamente com todos os anjos celestiais.

    http://www.adventistas-historicos.com/artigos.php.

    TERCEIRO: O seu significado de ETERNO está semelhante ao que eu lhe mostrei. Veja especialmente os itens 1 e 3: No seu item 1 diz: QUE NÃO TEM PRINCIPIO NEM FIM, e no item 3 diz: QUE NÃO TEM FIM. Eu entendo que no item 3, ele quer dizer justamente que TEM UM PRINCIPIO, porém QUE NÃO TEM FIM.

    QUARTO: Em relação a eternidade do Filho, Ele mesmo disse que o foi o Seu “Pai que concedeu ao Filho vida em si mesmo” João 5:27.

    Ora, meu amado irmão, se o próprio Jesus diz que o foi o Seu Pai que concedeu vida ao Filho é por que o Filho teve uma origem, o PAI LHE DEU A VIDA.

    Sem mais, deixo-vos um texto para sua meditação:

    “Conjuro-te, perante DEUS, e Cristo JESUS, e os ANJOS eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.” I Timóteo 5:21.

    Um abraço

    Bereanos PB

    ResponderExcluir
  6. PERGUNTAS IMPORTANTES SOBRE A PREEXISTÊNCIA DE JESUS:

    Olá irmãos, saudações bereanas!!!

    Gostaria de saber qual é a opinião dos irmãos internautas, a respeito da preexistência de Jesus:

    1 - Jesus preexistiu como anjo, arcanjo ou começou sua existência apenas quando nasceu de Maria?

    2 - Se Jesus já existia, deveria ser também imortal, então como poderia ter morrido conforme ensina a escritura? Não seria a mesma teoria da Trindade?

    3 – Jesus numa existência anterior imortal, poderia se “desfazer” dessa imortalidade para se tornar homem? Este ensino é realmente bíblico?

    4 - É correto aplicar sentido literal a textos que falam de uma glória e existência de Jesus (João 17:5 e 8:58) antes de todas as coisas serem criadas, uma vez que a escritura enfatiza que Ele se fez merecedor desta glória após a ressurreição? - Hebreus 2:9/ Atos 3:13 e 1 Pedro 1:21?

    5 - A bíblia diz que Deus criou tudo sozinho por sua palavra (Isaías 44:24 e Salmos 33:6 e 9), então seria correto afirmar que Jesus estava com O Pai na criação do mundo?

    6 - Qual seria então a verdadeira interpretação de João 1:1-18 e Colossenses 1 e 2 tendo como base que só há 1 Deus verdadeiro e este Deus é O Pai? Quem ou o quê é O LOGOS de João?

    7 - Ser enviado por Deus (no caso de Jesus) implica necessariamente que deva ser de algum lugar, nesse caso - do céu? Ou ser enviado indica comissionamento? Existem homens de Deus nas escrituras que foram também enviados por Deus?

    8 - Se somente há UM DEUS, o que seria então A PLENITUDE DA DIVINDADE em (COLOSSENSES 2:9)?

    Que O Único Deus abençoe a todos!!

    Marcelo Valle.

    ResponderExcluir
  7. queria saber como explicar os seguintes versos.
    João 1:1; João 20:28; Tito 2:13; 1João 5:20; Colossenses 2:9; Isaias 9:6; 7:14 e Filipenses 2:6
    E por qual condenação Jesus foi acusado, pois o condenaram por se considerar igual a Deus o pai.

    ResponderExcluir
  8. Olá irmão

    A Bíblia diz que “há um só Deus, o Pai” (I Coríntios 8:6), “um só Deus e Pai e todos” (Efésios 4:6), “Deus é um só” (Tiago 2:19), não são dois e nem três, é UM SÓ.

    Agora, por que o Filho de Deus foi também chamado de Deus? É simples, por que Ele é o Filho de Deus.

    Ele herdou esse nome de Seu Pai (Hebreus 1:6), Ele foi chamado de Deus e reconhecido como tal, por que o próprio Deus o autorizou e lhe deu esse direito. (João 10:17-18, 17:11-12, Lucas 5:24, etc).

    Perceba que em Isaías 9:6, está escrito que: “O SEU NOME SERÁ”, não diz que Ele será. Perceba também que em Miquéias 5:4, falando do messias, diz que Ele pregaria “na excelência do Nome do Senhor, SEU Deus”.

    Interessante esse texto. Aqui diz que o Filho tem um Deus, mas quem é Ele? Leia João 27:46, Jesus chama o Seu Pai de “Meu Deus”, e ainda em João 20:17, Ele diz: “meu Pai e vosso Pai, MEU Deus e vosso Deus”, e para fechar com chave de ouro, em Apocalipse 3:12, Ele por quatro vezes, diz: “MEU DEUS”. Ou seja, se Jesus é Deus, no sentido restrito da palavra, como poderia Deus ter um Deus? Fica claro, que Jesus é o FILHO DE DEUS e assim Ele reconhece o Seu Pai, como Pai e também como Seu Deus.

    Perceba também que não é apenas Jesus que chama o Seu Pai de MEU DEUS. O apóstolo Paulo, por várias vezes diz que Deus é o Pai e também o Deus de Jesus. Leia com bastante atenção: II Coríntios 1:3, 11:31, Efésios 1:3 e 1:17, etc.

    Em relação a I João 5:20, leia com bastante atenção, comparando com João 17:3 e responda: Quem é o Deus verdadeiro que o apóstolo João está se referido em I João 5:20 e que Jesus se refere em João 17:3? Leia em outras versões, também.

    Em Filipenses 2:6, diz que o Filho era igual a Deus. É claro, Ele foi gerado de Deus, nasceu de Deus, tinha a mesma natureza de Deus. Agora, no verso 7, diz que Ele ao vir a terra, ESVAZIOU dessa natureza e se tornou HOMEM e assim está hoje intercedendo diante de Deus por nós, “Jesus Cristo, HOMEM” I Timóteo 2:5.

    E para concluir, quero te dizer que, Jesus NUNCA disse que era Deus, Ele sempre afirmou que era o FILHO de Deus. Foram os judeus que acusaram Ele de se fazer Deus (João 10:33), mas Jesus responde de uma maneira maravilhosa. Ele diz: “.... dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: SOU FILHO DE DEUS?” João 10:36.

    Entendeu? Jesus sempre afirmou o que está escrito Dele: SOU FILHO DE DEUS.

    Medite:

    “Todavia para nós HÁ UM SÓ DEUS, O PAI, de quem é tudo e para quem nós vivemos; E, UM SÓ SENHOR, JESUS CRISTO, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Coríntios 8:6

    Um abraço e fique a vontade pra perguntar.

    Bereanos PB

    ResponderExcluir
  9. Em resposta ao último comentário feito, observo o seguinte: A "igualdade" com Deus que Paulo se refere em Filipenses 2:6, não é uma igualdade de natureza, como se Cristo tivesse, como sugere o que fez o comentário, esta "igualdade " por ter nascido em um tempo na eternidade, do Pai?!. A palavra que esclarece esta questão é MORPHÉ. Seu uso indica que se trata de uma questão de POSIÇÃO, FIGURA, ESTADO (STATUS). O verso 7 esclarece que Morphé não sugere NATUREZA INERENTE, como pretende o comentarista. A posição de alguém como um servo ou criado é por opção ou por circunstâncias? O estado de Cristo como Deus é contrastado com seu estado como servo. Traduzir ou entender MORPHÉ como “natureza inerente” neste texto, realmente não se encaixa no contexto. O que quero dizer é que Cristo como um homem na terra, funcionava no estado ou posição de DEUS, ou seja, POSIÇÃO REPRESENTATIVA. Isto não é difícil entender, pois no passado houve um precedente histórico igual a este. Quando Deus chamou Moisés para ser seu agente para trazer o povo de Israel do Egito, lhe disse: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó, e Arão teu irmão será o teu profeta. (Ex. 7:1).
    ESTAR EM FORMA DE DEUS significa "ser", e continuar a ser na forma de Deus , Cristo nunca deixou de estar sob a forma de Deus, uma vez que em aparência e comportamento desde seu nascimento, ele habitualmente exemplificou o caráter do Pai.
    Este conceito de "esvaziamento" descrito aí é o mesmo conceito trinitário, no qual o Cristo pré-existente se "esvaziou - Kenoo em grego" dos seus atributos da divindade a fim de fazer-se homem. A KJV traduz assim: "fez a si mesmo de nenhuma reputação", uma referência óbvia ao período de sua vida humana e ministério. Paulo fala em Filipenses do homem histórico Cristo Jesus, não de uma pessoa que era anterior para depois fazer-se Cristo Jesus! É esta pessoa histórica que se ESVAZIOU. Este conceito trinitário fere os evangelhos que ensinam que o nascimento do Filho de Deus se deu, conforme o plano divino, no momento que Ele foi gerado, concebido no ventre da jovem mulher Maria. Veja:
    Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
    Lucas 2:21 - E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
    Mateus 1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
    Romanos 1:3 - Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.

    Seria falso dizer que o Filho veio à existência no seu nascimento, se de fato ele sempre tivesse existido, ou como sugere o editor, Ele tivesse "nascido" num tempo na eternidade, de Deus, conceito elaborado por Waggonner, como tenho procurado mostrar, mas ninguém dá a devida atenção!! IRMÃOS TEMOS QUE SER BEREANOS MESMO, NÃO ACEITAR NADA SE A BÍBLIA NÃO MOSTRAR. O QUE TENHO PROCURADO FAZER É DEIXAR A BÍBLIA MESMA FALAR A VOCÊS, MAS VEJO QUE AS IDÉIAS HUMANAS DOS PIONEIROS ADVENTISTAS FALAM MAIS ALTO. Que Deus, O Único Criador, vos abençoe sempre.
    Marcelo.

    ResponderExcluir