ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 11 de agosto de 2012

EGW e a BIBLIA

ACEITAÇÃO (CRENÇA) NOS ESCRITOS DE EGW. Pelo que vejo o “problema” que existe em muitos lugares é o seguinte: Alguns irmãos aceitam os escritos de EGW, desde que os mesmos estejam comprovados ou alicerçados na Palavra de Deus. Outros aceitam todos os escritos dela, independente de tal comprovação, outros não aceitam. Alguns preferem que a Bíblia e só a Bíblia, seja citada em sermões, outros preferem citar a Bíblia e também os escritos de EGW. Diante disso gostaria de fazer algumas considerações:

Eu, pessoalmente creio que Ellen G. White, foi uma Mensageira de Deus. Apesar de muitos a chamarem de profeta, ela mesmo foi contra tal título. Creio que ela deve ser reconhecida como uma Mensageira de Deus, como ela mesma expressou:

“Durante meio século tenho sido a mensageira do Senhor, e enquanto durar a minha vida continuarei a transmitir as mensagens que Deus me dá para Seu povo.” Meditação Matinal, E recebereis poder, pág. 250.

“Não tenho tido reivindicações a fazer, apenas que estou instruída de que sou a Mensageira do Senhor, de que Ele me chamou em minha mocidade para ser Sua mensageira, para receber-Lhe a Palavra, e dar clara e decidida mensagem em nome do Senhor Jesus.“ Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 32.

“Cedo, em minha juventude, foi-me perguntado várias vezes: Sois uma profetisa? Tenho respondido sempre: Sou a mensageira do Senhor. Sei que muitos me têm chamado profetisa, porém eu não tenho feito nenhuma reclamação desse título. Meu Salvador declarou-me ser eu Sua mensageira.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 32.

“Reivindicar ser profetisa, é uma coisa que nunca fiz. Se outros me chamam assim, não discuto com eles. Mas minha obra tem abrangido tantos ramos que não me posso chamar outra coisa senão mensageira, enviada a apresentar uma mensagem do Senhor a Seu povo, e a empreender trabalho em qualquer sentido que Ele me indique.“ Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 34.

“Minha obra inclui muito mais do que esse nome significa. Considero-me uma mensageira a quem o Senhor confiou mensagens para Seu povo.” Carta 55, 1905. (Em Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 35 e 36.)

Todo profeta é um mensageiro, porém nem todo mensageiro é profeta. A exaltação da administração da IASD, em transformar Ellen G. White de MENSAGEIRA para PROFETA, pode ser entendido como um grande comércio em cima de seus escritos, ainda mais criando um dia no ano para se comemorar o espírito de profecia (20/11).
A administração da IASD, sempre projetou EGW num plano acima da Bíblia, mesmo que indiretamente, e infelizmente muitos irmãos absorveram tal ensino. A cada ano surgem livros e mais livros de EGW (há pelo menos mais de 100 novos títulos publicados após sua morte) e muitos irmãos infelizmente dão mais valor aos escritos dela do que a palavra de Deus. Ora, se na própria Bíblia houve falsificações o que dizer dos escritos de EGW nas mãos de empresários religiosos? Em relação aos seus escritos se compararem com a Bíblia, veja o que ela afirmou:

“...pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à “luz maior” (Review and Herald, 20 de janeiro de 1903).

“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos "últimos dias"; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.” –- Primeiros Escritos p. 78.

”No trabalho público não torneis proeminente nem citeis o que a Irmã White tem escrito, como autoridade para apoiar vossas posições. Fazer isto não aumentará a fé nos testemunhos. Apresentai vossas provas, claras e simples, da Palavra de Deus. Um "Assim diz o Senhor" é o mais forte testemunho que podeis apresentar ao povo. Que ninguém seja instruída a olhar para a Irmã White, e, sim, ao poderoso Deus, que dá instruções à Irmã White.” – Carta 11, 1894.

Os escritos de EGW são uma luz menor que guia a luz maior. Aqui encontramos um mal entendido entre muitos irmãos. A luz menor não esclarece ou clareia a luz maior. A luz menor GUIA para luz maior, ou seja, podemos através de seus escritos sermos levados a Bíblia.

Ela ainda afirmou que, no trabalho público não citeis o que a irmã White diz e sim o que está escrito na Palavra de Deus. Quando fazemos pregações, devemos exaltar a Bíblia, devemos entender e conhecer a Bíblia, pois o povo será convencido pela Bíblia e por ela só.

Citar Ellen G. White, não aumentará a fé em seus escritos. O povo carece de um conhecimento da Palavra de Deus, pois ela será a norma de juízo. Ela mesma afirmou que ninguém deve olhar para ela, e, sim, para o poderoso Deus.

Não podemos olhar e exaltar o mensageiro, mas a mensagem que o mesmo trás. O mensageiro não é nada, a mensagem é tudo. O mensageiro é um vaso sujo que Deus usa para mostrar uma mensagem limpa.

Deus já enviou mensagens através de uma jumenta e o próprio Cristo disse que até as pedras clamariam se fosse necessário. Deus pode usar uma criança ou qualquer pessoa para trazer uma mensagem, pois, para Deus A MENSAGEM É MAIS IMPORTANTE DO QUE O MENSAGEIRO. Veja por exemplo:

Na Bíblia, encontramos vários autores citando mensagens de outros autores bíblicos em seus escritos, mas não citaram o autor, apenas o que estava escrito. O próprio Jesus várias vezes afirmou apenas o “está escrito” sem dizer onde ou por quem foi escrito, pois para eles o que importava era a mensagem e não o mensageiro.

Os pioneiros (Uriah Smith, Alonzo T. Jones, Ellet J. Waggoner e outros) quando escreveram os seus livros não citavam EGW, (pelo menos até onde eu conheça).

A própria EGW citou vários textos de outros livros de outros autores, mas em muitos casos não citou a origem e nem o autor, pois para ela também o que importava não era o mensageiro ou a origem e sim a mensagem se era verdadeira ou falsa. Ela mesma afirmou que ninguém fosse instruída a olhar para ela como autora das mensagens e sim para Deus.

Diante disso compreendo perfeitamente, como a própria EGW afirmou que citar textos dela não aumentará a fé em seus escritos.

Apesar de reconhecermos que a mesma é uma mensageira do Senhor, e que escreveu inúmeros artigos para orientar a igreja, devemos entender que sermões são mensagens públicas, devemos entender que existem muitos dos escritos de EGW que necessitam de uma explicação melhor e maior, devemos entender que ela era um ser humano, e que em seus escritos existem mensagens particulares e pessoais de uma pessoa cristã.

Um grande abraço e fique na paz de Cristo.

10 comentários:

  1. O diabo é astuto para enrolar os incautos. Vós bem sabeis que a Bíblia, não conduzida a luz do Espírito, é uma base repleta de ganchos aonde podemos pendurar as nossas dúvidas e que, se estudada a grosso modo, totalmente fora do seu contexto, pode ser interpretada de várias maneiras. Todo aquele que começar a procurar uma quinta pata em um animal quadrúpede, depois de muita insistência, vai achar que a cauda é a quinta pata. Sabemos, perfeitamente, que existe várias denominações separatista que saíram da Igreja Adventista do Sétimo Dia; todas alegam uma pretensa reforma, qual delas é a que Deus está apoiando?
    Adventista da promessa
    Adventista movimento de reforma
    Adventista bereano
    Adventistas . com
    Adventistas dominicais
    Adventistas ecumênicos
    Adventistas unitariano
    Etc,etc,etc......................
    Nossa, quanta confusão!
    Por acaso os pioneiros eram melhores que os patriarcas Bíblicos? Os patriarcas da Bíblia tinham várias mulheres e eram uns bêbados levados ao vinho! Se quisermos nos espelharmos nos pioneiros, temos que começar a fumar porque, Guilheme Miler fumou até pouco tempo antes de falecer e nunca aceitou o sábado e, diante de tudo isso, devemos, então, começar a guardar o domingo. O espírito de Profecia não fala de outra Igreja Remanescente. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a última Igreja na terra, a qual, Deus está levando sua mensagem ao mundo. O resto é pura contrafação do inimigo.
    Notem o que o próprio Jesus disse: Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso. Apoc. 1; 8
    O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo........Apoc. 22; 6
    Eu, Jesus, enviei o meu anjo para testificar estas coisas as igrejas...... Apoc. 22; 16
    Que é o testemunho de Jesus se não o Espírito de profecia?
    Quantas pessoas da Divindade virão buscar os escolhidos?
    Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que é, que era e que há de vir. Apoc. 4; 9
    Eu, sinceramente, nem sei porque estou enviando estas mensagens porque, afinal, todos aqueles que se enlamiaram no erro torna difícil aceitarem, novamente, a mensagem mas, pode ser que aconteça um milagre! Me desculpem mas eu só quero ver se Vcs. são machos para publicar este comentário!
    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Antonio P. Gras, obrigado por seus comentários, mas gostaria de dizer o seguinte:
      A) Quais "incautos"? Os de dentro ou de fora? Pode parecer estranho para voce. Mas voce só compreenderá verdadeiramente a Bíblia, quando não precisar de pastores e/ou teologos para interpretar. Jesus disse: "E conhecereis a verdade e ela vos libertará". Infelizmente, muitos são "escravos" e não sabem.
      B)Em relação a "denominações separatista", não sabeis que os judeus-cristãos, foram também separatistas do judaismo? Não sabeis que muitos dos reformadores foram separatistas do catolicismo?
      C) Em relação ao resmanescente. Veja como está escrito: "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela..." Apocalipse 12:17. NÃO É A MULHER, mas os filhos dela os remanescentes. Entendeu?!
      D) "Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." Apocalipse 1:8. Agora leia o verso 4: "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;" Apocalipse 1:4. Agora responda: Quem é aquele "que é, e que era, e que há de vir"? Não pode ser Jesus, pois Jesus está sendo citado no verso 5. Entendeu?
      E)Em relação a Apoc. 22:6 e 16, se voce tivesse lido o estudo sobre a Trindade, veria que Jesus é o Divino Filho de Deus e que Ele leva o Nome do Pai, pois Ele foi e será a maior revelação de Deus aos mortais.
      F)O espirito da profecia é CRISTO!
      G)O Pai e o Filho, virão buscar os escolhidos!
      Fica na paz de Cristo!
      REGRA: Queremos publicar TODOS os COMENTÁRIOS, desde que os mesmos não sejam pejorativos ou discriminatórios.

      Excluir
  2. a pessoa do espírito santo
    O Espírito Santo é um Ser Pessoal
    É uma Pessoa
    “O Espírito Santo é uma Pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo Sua própria evidência”. – Evangelismo, pág. 616.
    Tem personalidade
    “O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.
    O Espírito Santo é Deus
    Faz parte da Trindade
    “Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no céu – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e esses poderes operarão por meio de nós, fazendo-nos coobreiros de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.
    “Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma Pessoa, como o próprio Deus, está andando por esses terrenos”. Evangelismo, 616.
    “Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.


    “A operação interior do Espírito Santo, eis nossa grande necessidade. O Espírito é todo divino em Sua ação e demonstração”. Evangelismo, pág. 299.

    Segundo a tese de que um ser criado não pode criar nada, porque Deus disse: Façamos o homem a nossa imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação e fique a vontade para comentar...
      Medite nesses textos:

      A) "Pai e Filho empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado - a criação do mundo." HR,pág. 20.

      B) Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora, disse Deus a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem." Gên. 1:26. HR, pág. 20

      C) “Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o "Espírito de verdade, que procede do Pai". João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade "não falará de Si mesmo". João 16:13. A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro.”(Atos dos Apóstolos, pág. 52)

      Um abraço e que o espirito de Deus te ilumine.

      Excluir
  3. Dizer que o Espírito Santo é o espírito de Jesus ou de Deus é coisa de espiritismo. Se o Espírito santo é o Espírito de Jesus, não seria mais fácil Ele ter permanecido aqui e não subir para enviar o seu Espírito? Um espírito não fala. Ele, Jesus, disse que enviaria outro consolador; um Espírito não consola pois não é nada e muito menos convence alguem do pecado pois é somente um espírito. Não entristeçais o Espírito santo; Acaso um espírito pode ficar triste? E disse Deus: façamos o homem a nossa imagem; como assim, façamos? Deus é somente uma pessoa ou tem mais alguem com Ele fazendo o homem? Os anjos clamam diante do trono dizendo: Santo, Santo, Santo. Curioso, Não? É propósito de satanas esfacelar a Igreja de Jesus pois quanto mais confusão ele causar mais pessoas ele coloca em perigo. Quem sai da Igreja de Deus não é o trigo ou o ouro refinado e sim, o joio. Que pena! Deus, em sua infinita sabedoria, sabia que satanas tinha se enlameado profundamente no erro e seu arrependimento seria quase que impossível e,se ele voltasse para o Céu seria para perverter mais anjos não caídos, o mesmo acontece com estas pessoas que saem da Igreja. É quase impossível o retorno.
    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
  4. Olá Antonio, nos comentários anteriores, voce verá respostas a esse seu comentário. Entenda o seguinte:

    A BÍBLIA diz que o espirito santo é o espirito de Cristo, é também o espirito de Deus, é também o proprio Deus e/ou o próprio Cristo, é ainda a glória, poder, etc, de Deus. Em outras palavras, o espirito santo é a onipresença do Pai e do Filho, é a presença espiritual Deles, a Bíblia, não afirma em lugar nenhum que o espirito santo é um ser pessoal, assim como o Pai e o Filho são. Faça um curso de 16 lições sobre a trindade que temos disponivel no blog, para uma melhor compreensão do assunto.

    Fica na paz...

    ResponderExcluir
  5. A Bíblia não fala, de forma explícita, que o Espírito Santo é uma pessoa mas as evidências são muito claras a respeito de, Ele, ser uma pessoa já o Espírito de profecia afirma claramente ser, o Espírito Santo, uma pessoa distinta tanto quanto o Pai e o Filho. Quem não crê no Espírito de Profecia não Crê nem em Jesus, pois é o seu testemunho. Com todo o respeito que tenho pelos separatistas mas não posso aceitar nenhuma outra opinião quanto a que tenho a respeito da Trindade, pois são muito claras as evidencias. Eu apenas estendi um convite a todos os que quisessem voltar a Igreja única de Deus mas, se não é possível, com muito pesar, posso dizer que estou livre do vosso sangue! Vou continuar orando por todos os separatistas!
    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão... Quantas pessoas na Divindade são dignas de adoração? 2 ou 3?
      Vamos ler apocalipse 4 e 5 e ver a resposta?
      Fica na paz.

      Excluir
  6. Com o pouco conhecimento que tenho sobre profecias, não vejo em nenhum lugar nas Escrituras Sagradas que a mensagem seria pregada por mais de uma Igreja, pelo contrario, apenas um povo pregaria as 3 mensagem angelicas. De onde surgiram esses outros? Um pretenso povo, que apareceu, apenas, em um algum lugar do Brasil, ter a pretensão de levar a mensagem em todo o undo em um curto período de tempo. A Igreja Adventista surgiu ha cerca de 150 anos e ainda não conseguiu levar a mensagem em todo o mundo imaginem quanto tempo, mais, teríamos que viver neste sofrimento esperando, os unitarianos, levarem a mensagem ao mundo para, só então, Jesus retornar. Com todo o respeito, é uma piada sem graça!!! Abram os olhos, irmãos! Jesus está voltando!

    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
  7. Os reformistas batem na velha tecla da tal guerra, tema que já foi explicado pela igreja adventistas a exaustão.
    Esta história da guerra é apenas, ou foi apenas desculpas, para um grupo que queria o poder, e como não conseguiu, fundaram uma igreja para eles.
    Quanto a alguns comprarem alimento ou cozinharem dia de sábado, que é errado, é problemas deles, ou você pode provar que todos os reformistas são santos?...
    Meu amigo, onde há pessoas há pecado.E na reforma não é diferente.Tanto nos muitos movimentos de reforma, quanto na igreja adventista, ha fofoqueiros, adúlteros, caloteiros, hipócritas, e etc.etc... sabe porque? por que são seres humanos, e Deus olhou do céu a terra para ver se havia um justo, não encontrou nenhum, nenhum sequer.
    Seremos salvos não por que sejamos bons, mas por que Jesus é tão bom, tão amoroso, que irá nos levar para o céu assim mesmo. Ele ama essa bagaceira que é o ser humano e por isto deu a vida para resgatá-los.
    Certa vez encontrei, em um restaurante, um obreiro reformista que eu o conhecia e ele não me conhecia.ele sentou a uma mesa bem perto da minha, pediu um bife deste tamanho, comeu que lambeu os beiços, pena que eu não tinha uma câmara fotográfica para registrar, sai calado e pensando. Se fosse o inverso, será que este bom reformista não sairia contando para todo mundo que viu um pastor adventista comendo carne?
    Estou te contando isto, não é para condená-lo, é apenas para dizer que a hipocrisia é pecado tanto quanto comprar alimento aos sábados.É claro que não são todos. é apenas um caso isolado.
    Onde ha pessoas ha erros, sempre foi assim e sempre será.
    Vocês dizem que a igreja adventista apostatou e por essa razão ha o movimento de reforma.
    Só uma pergunta?... Qual movimento de reforma é o verdadeiro?... Por que não se unem?...Ou Ellen White se enganou quando disse que Deus só tem uma igreja, um povo, que presentemente está restaurando as brechas. Ela disse que Deus não tem um pouco aqui e outro ali, mas apenas uma igreja. Pode me informar qual?..
    E o que você me diz do livro do apocalipse que fala de sete igrejas e não de oito? E a profecia informa que a última igreja seria estabelecida em 1844 e não em 1914, 1922, 1932, 1952, 1965, 1985, 1998, 2002 - sei lá quantos pois, cada dia surgem mais. São tantas que já surgiram em datas diferentes e todas se dizendo a verdadeira igreja e condenando a igreja adventista. A Sra. White fala que o Espírito Santo é uma pessoa tanto quanto Deus e Jesus. Nós podemos ser reformistas dentro da Igreja porem, em doutrinas não se meche. Jesus precisa de você aqui
    Este comentário é do Pr. citado abaixo, só acressentei algumas coisinhas e tenho certeza que ele não irá me condenar por isto, é para o bem de todos.
    Pr. Manoel Barbosa da Silva

    ResponderExcluir