ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 11 de agosto de 2012

A TRINDADE E A BIBLIA

A TRINDADE E A BÍBLIA!

Ao longo dos séculos muitos conceitos sobre a Divindade têm surgido. Muitos debates têm sido travados e todos afirmam ter base bíblica para defender suas idéias. Vejamos 2 conceitos bastante conhecidos:

1 - Alguns consideram que Deus é constituído por apenas uma Pessoa: A qual se apresentou como Pai, depois como Filho e atualmente atua como o Espírito Santo. Não são 3 Pessoas, nem três Deuses. É apenas um Ser Pessoal, o qual se apresentou e se revelou com três títulos diferentes (Pai, Filho e Espírito Santo).

2 - Outros estão convictos de que Deus é constituído por três Pessoas: São três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) as quais constituem um só Deus. Isto é, Deus é um plural de três Pessoas, cada pessoa da divindade é Deus, mas não são três Deuses. Eles crêem em TRÊS pessoas que formam UM Deus.

Sendo o segundo conceito mais aceito no meio religioso. Pretendemos, através de um estudo simples com base nas Escrituras, conhecermos melhor o que a Bíblia ensina sobre o Pai, sobre o Filho, e sobre o Espírito Santo.

Para começarmos, gostaríamos de fazer a seguinte pergunta: “Existe algum texto bíblico que afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um? Ou seja, que os três são um?” Muitos citam 1 João 5:7-8. Vejamos:

“Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na Terra]: o Espírito, a água e o sangue...” I João 5:7-8.

Em toda a Bíblia, esse é o único texto que defende o conceito de Trindade, ou seja, que “os três são um.” Mas por que esse texto está entre colchetes? Como esse texto está em outras versões da Bíblia?

Tanto na Bíblia de Jerusalém, como na edição João Ferreira de Almeida, I João 5:7 está entre colchetes com a seguinte explicação:

“Todo conteúdo entre colchetes é matéria da Tradução de Almeida, que não se encontra no texto grego adotado.”

Ou seja, ele foi adicionado na Bíblia posteriormente pelos copistas, pois não se encontra nos manuscritos originais! Hoje os mais sinceros estudiosos da Bíblia não utilizam esse texto.

Leia o verso 6 e perceba que João está falando da água (Batismo de Jesus), do sangue (Morte de Jesus) e do Espírito que dá testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.” I João 5:6

Agora leia o verso 7, sem as palavras que estão entre colchetes e perceba que as mesmas estão fora do contexto.

“Pois há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”

Na Bíblia Linguagem de Hoje, 1ª João 5:7-8, está da seguinte forma:

“Há três testemunhas: o Espírito, a água e o sangue. E os três estão de pleno acordo.”

Porém como não existe nenhum outro texto bíblico que afirme que o Pai, o Filho e o Espírito são um. Muitos utilizam Mateus 3:16-17 (Batismo de Jesus); Mateus 28:19 (A grande comissão); II Coríntios 13:13 (A bênção apostólica) e
outros versos em defesa de sua tese.

Um dos principais argumentos usados é o fato de que Deus, Jesus e o Espírito Santo são mencionados juntos nesses versos. Porém perguntamos: O simples fato de um verso mencionar os três (O Pai, o Filho e o Espírito Santo) é uma prova da existência de uma Trindade?

As palavras “trindade”, “triúno” e “trino”, jamais foram usadas pelos escritores da Palavra de Deus. A doutrina da trindade era desconhecida pelos Israelitas do Velho Testamento e pelos Cristãos do Novo Testamento.

De acordo com o Dicionário, TRINDADE é: “Dogma da Religião cristã que sustenta a existência de 3 pessoas distintas na natureza de Deus OU Divindade Tríplice, nas religiões pagãs”, etc..

De acordo com a Igreja Católica: “O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. (...) A igreja estudou esse mistério com grande cuidado e, depois de quatro séculos, decidiu declarar a doutrina desta maneira: dentro da unidade de Deus há três Pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.” – O Catecismo Católico de Hoje, pág. 11

“O Credo de Atanásio” nos dá o conceito da Trindade Ortodoxa, que é aceito como verdade pela Igreja Católica e a maioria das Igrejas protestantes e/ou evangélicas:

“Qualquer pessoa para ser salva, antes de todas as coisas é necessário que ela celebre a fé Católica. (...) Mas esta é a fé Católica: Que nós adoramos um Deus em uma Trindade, e a Trindade em uma unidade. (...) Porque existe uma pessoa do Pai: outra do Filho: outra do Espírito Santo. (…) Assim o Pai é Deus; o Filho é Deus; e o Espírito Santo é Deus; porém não há três Deuses; mas um Deus (…) Mas as três Pessoas juntas são co-eternas e co-iguais. De forma que em todas as coisas, como supracitado, a Unidade na Trindade, e a Trindade em sua Unidade devem ser adorados.” (História da Igreja Cristã, de Philip Schaff , Vol. 3, Seção 132, págs. 690).

João Carvalho

Um grande abraço e fique na paz de Cristo.

2 comentários:

  1. E João 1:1, b - "e o verbo ERA D-US"??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra DEUS(THEOS)NO GREGO, sem o artigo definido (O)não traz indentificação pessoal,então a palvra(qualidade especifica)de Jesus como porta voz de Deus:Era divina,ou da mesma natureza de Deus ou era poderosa.veja algumas biblias antigas
      ----------------------------------------------
      1975 “e um deus (ou: da espécie Das Evangelium nach Johannes,
      divina) era a Palavra” de Siegfried Schulz, Göttingen,
      ---------------------------------------------- Alemanha
      1935 “e a Palavra era divina” The Bible—An American
      Translation, de J. M. P. Smith
      e E. J. Goodspeed, Chicago
      ----------------------------------------------
      1978 “e da sorte semelhante a Das Evangelium nach
      Deus era o Logos” Johannes, de Johannes
      Schneider, Berlim.
      ----------------------------------------------
      verdadeexata@hotmail.com para mais informações

      Excluir