ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 25 de agosto de 2012

Hermenêutica Bíblica

HERMENÊUTICA BÍBLICA

Hermenêutica (Interpretação) é o método de estudo bíblico pelo qual nos certificamos de que a mensagem que Deus nos transmite seja cuidadosamente entendida pelo homem.

REGRAS DE HERMENÊUTICA

1. Aceitar a Bíblia literalmente

Muito dano tem sido causado por aqueles que procuram espiritualizar a Bíblia, ao invés de interpretá-la literalmente. Quando alguém nos escreve uma carta, não procuramos espiritualizar seu conteúdo, mas aceitamos literalmente o que ela nos diz. O mesmo critério deve ser aplicado à Bíblia. Contudo, existem algumas passagens bíblicas que devem mesmo ser espiritualizadas. A questão, portanto, é: "Como saber quais as passagens que devem ser espiritualizadas, e quais as que não devem?" A melhor resposta que conheço para esta pergunta é a Regra Áurea da interpretação, que foi dada pelo falecido teólogo David L. Cooper:
“Quando a passagem tem um sentido claro, e se harmoniza com nosso senso comum, ma devemos procurar outra explicação, mas aceitar cada palavra em seu significado original, a não ser que os fatos do contexto indiquem o contrário.”
Será muito pouco provável errarmos na interpretação bíblica se procurarmos partir sempre de uma interpretação literal. Por exemplo: quando a Bíblia diz: "fogo e enxofre caíram dos céus", isto significa que realmente fogo e enxofre caíram sobre a terra. Entretanto, quando a Bíblia diz que a lua se tornou em sangue, isto não significa que se tornou em sangue, mas que tomou uma cor semelhante a sangue. Uma boa regra para se seguir é tentar uma interpretação literal. Mas, se está claro que este não é o caso, então, em último recurso, devemos interpretar a passagem espiritualizando-a.

2. Manter-se dentro do contexto

É sempre bom usar versos das Escrituras para provar um ensino ou princípio; mas é importante lembrarmos que não podemos retirar nenhum verso de seu contexto; se assim fizermos, o que acontecerá é que, como já vimos anteriormente, em vez de aquele texto ser uma prova, ele se torna pretexto.
Ao tentar entender um texto, leia sempre os versos anteriores e posteriores. Se não ficou claro, leita todo o capítulo. Se ainda está com dúvidas, leia o livro e se ainda perdurar sua dúvida, leia toda a Bíblia.

3. Estar atento às expressões idiomáticas

'Toda língua contém suas próprias expressões idiomáticas. Aliás, o estudo das expressões idiomáticas de uma língua é um dos mais complexos. Já pensou o leitor como será difícil para as pessoas que desconhecem a língua inglesa, por exemplo, entenderem uma expressão como: "Foi salvo pela pele do dente"? ("Foi salvo por um triz.")
Outro fator que dificulta o uso de tais expressões é que elas se modificam de uma geração para outra. Os bons comentários bíblicos, em geral, indicam as expressões idiomáticas, e esclarecem seu significado na época em que foram escritas.

4. Estar atento ao uso da linguagem figurada

Quando um autor não usa linguagem literal, ele geralmente apela para as figuras de linguagem. Fazemos isso em nossa língua, e o leitor, provavelmente, conhece os cinco tipos mais comuns: metáfora, símile, analogia, hipérbole e antropomorfismo.

5. Interpretar as parábolas de modo diferente

A parábola é uma história que descreve circunstâncias celestiais através de ilustrações terrenas. A melhor maneira de explicar a necessidade do ensino parabólico é sugerir que cada um se imagine como missionário a uma tribo indígena, que nunca viu eletricidade, nem refrigeração, nem qualquer outra das nossas invenções modernas. Como descreveríamos para aquelas pessoas dali os aparelhos elétricos que utilizamos na cozinha? Teríamos que lançar mão de conceitos pertinentes à sua esfera de conhecimentos, e apresentá-los como figuras parabólicas, a fim de podermos transmitir o conceito desejado. O mesmo se aplica ao ensino de uma verdade celestial ou divina.
Jesus Cristo foi um perito no emprego de parábolas. Muitas de suas parábolas iniciam com as palavras: "O reino dos céus é semelhante a..." ou "Um certo homem foi a um país distante..." Na interpretação das parábolas, muitas pessoas exageram, isto é, tentam explicar todos os detalhes, dando-lhes um significado especial. Agindo assim, muitas vezes, anulam o ensino básico da parábola. As parábolas são ilustrações. E do mesmo modo que utilizamos ilustrações para ensinar um conceito com uma verdade central, as parábolas divinas também possuem esta verdade central.
Mas é possível distorcermos uma ilustração até ao ponto de modificarmos suas verdadeiras características, quando tentamos aplicar a todos os seguimentos dela uma intenção específica. Por esta razão, devemos contentar-nos em descobrir o ensino central da parábola e ater-nos a ele.
Estas cinco regras de hermenêutica não são as únicas que existem, mas são as que devemos conhecer bem, pois são as que encontraremos com maior freqüência. Você verá que a aplicação delas ao estudo bíblico resultará numa interpretação acurada da mensagem divina.

Adventistas Unitarianos

3 comentários:

  1. ALGUMAS VEZES ME SINTO ENVERGONHADO. EU ACREDITO COM TODA CERTEZA QUE A PALAVRA DE DEUS FOI DADA POR HOMENS SIMPLES EM LINGUAGEM SIMPLES PARA PESSOAS SIMPLES. MAS O QUE NÓS FAZEMOS É SIMPLESMENTE UM ATAQUE A INTELIGÊNCIA DIVINA, SOMOS COMPLETAMENTE DESOBEDIENTES A DEUS. INVENTAMOS COISAS E FÁBULAS. DA FORMA COMO AS COISAS ESTÃO INDO PODEMOS DIZER QUE SOMOS FARISEUS E SADUCEUS CHEIOS DE PALAVRAS DIFÍCEIS E NOS ACHANDO O DONO DA RAZÃO, MAS EM ATOS 4:13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. INTERESSANTE ERAM HOMENS ANALFABETOS, MAS ESTAVAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. AH! E TEM MAIS UM DETALHE: ELES ESTAVAM SEGUINDO ORDENS DIRETA DE JESUS, ATOS 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. IRMÃOS, NÃO PRECISA SE MATAR DE ESTUDAR, OU TENTAR ACHAR AQUILO QUE ESTÁ OCULTO. JESUS SÓ PEDE PRA QUE TESTEMUNHEMOS O SEU PODER EM NOSSAS VIDAS PARA AS OUTRAS PESSOAS, QUEM CONVENCE E MOSTRA O CAMINHO É O ESPÍRITO SANTO. JÁ PENSOU, SE FICÁSSEMOS NA PRAIA ESPERANDO AS TARTARUGAS NESCEREM PARA COLOCÁLAS NO MAR? NÃO PRECISA A NATUREZA SE ENCARREGA DISSO, É ALGO NATURAL. DA MESMA FORMA É A PALAVRA EM NOSSAS VIDAS. LEMBREM-SE! HÁ TEMPO PARA TUDO, TEMPO PARA DETURPAR A VERDADE E TEMPO PARA SE REDESCOBRIR A VERDADE, VAI CHEGAR UM TEMPO QUE ESSAS VERDADES CHEGARÃO AOS OUVIDOS DE TODOS NATURALMENTE. AO INVES DE FICARMOS SENTADOS PERDENDO TEMPO EM FRENTE DO COMPUTADOR EDITANDO ESTUDOS MIRABOLANTES, PORQUE NÃO UTILIZAMOS TODA ESSA VONTADE, FORÇA E INTELIGÊNCIA PARA TESTEMUNHARMOS PARA AS OUTRAS PESSOAS O QUE JESUS CRISTO FEZ EM NOSSAS VIDAS? EU CONHECI 12 QUE FIZERAM ISTO E DEU CERTO! FIQUEM NA PAZ!

    Irmão leigo e muito leigo Erbton Melo (Unitarista de João Pessoa)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Irmão Erbeton,
    Apreciei teu comentário tanto quanto a mensagem postada no BLOG (HERMENÊUTICA BÍBLICA), A Palavra de Deus é sábia ao informar que: “... há um tempo para todo o propósito e para toda a obra Eclesiastes 3:17”. Logo há tempo para testemunhar de maneira simples e poderosa como foi a dos Apóstolos, e assim como é o teu testemunho, pois é o amor de Deus quem capacita as pessoas para o testemunho não a sua formação acadêmica, no entanto uma coisa não anula ou exclui a outra, logo é salutar o estudo da Palavra, alias é o conhecimento que nos abre esperança de salvação (E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.João 17:3). E a própria pregação, ou o testemunho do evangelho não deixa de ser uma ciência: A CIÊNCIA DA SALVAÇÃO.
    Assim sendo sigamos o conselho do Apostolo Paulo: “O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Romanos 14:3”

    Fraternalmente,

    Heráclito Fernandes da Mota

    ResponderExcluir
  3. Olá meu irmão... Como voce está? E a cirurgia? Estou lembrando de voce nas minhas orações...

    Obrigado por seu comentário. Eu gostaria de dizer o seguinte:

    1o) Concordo com voce que o ensino da Palavra de Deus deve ser de uma maneira simples e compreensiva, onde todos que estiverem escutando entendam e compreendam. É justamente por isso que não utilizo em sermões e/ou em estudos palavras difíceis e/ou teológicas, porém tudo depende do público alvo. A hermenêutica muitas vezes “engessa” a palavra de Deus e devemos ter cautela ao usá-la, porém não podemos e nem devemos descartá-la.

    2o) O testemunhar de Atos 1:8, é testemunhar da existência de um Cristo (Messias). Os discipulos deveriam como nós também devemos testemunhar que existe um salvador a disposição de todos (João 3:16). Isso é um ponto... O outro ponto é a compreensão correta da palavra de Deus, e aí entra a hermenêutica. Vejamos alguns exemplos de interpretações equivocadas:

    a) Baseado em uma parábola do Rico e Lazaro (Lucas 16:19-31) , muitos defendem que os mortos, na verdade estão vivos em um mundo paralelo. O item 5 da postagem explica.

    b) Muitos infelizmente, tiram um verso do contexto para virar um pretexto e o item 2 da postagem nos mostra isso. Muitos fazem isso por ignorância e outros para tirar proveito próprio, defendendo ensinos que o contexto não ensina.

    3o) Todo estudo da Palavra de Deus (seja ele simples ou “mirabolante”) é proveitoso, seja para a pessoa que vai ler e/ou para pessoa que fez o estudo, pois está tendo oportunidade com a Bíblia e conhecendo mais dela e o espirito de Deus vai iluminar todo aquele que a busca com sinceridade. Por isso que não condeno quem faz isso, até porque acredito que tem pessoas que são convencidas com um texto bíblico apenas e outras... precisam de algo mais sólido e “mirabolante”. Cada pessoa tem o seu dom e a sua maneira de pregar o evangelho e de se “alimentar” dele.

    Portanto, acredito que a hermenêtucia é necessária sim, para um correta compreensão da Palavra de Deus, porém a aplicação individual e espiritual depende da atuação do espirito santo em nossas vidas e no momento certo.

    PS. A letra GRANDE.. parece que voce está GRITANDO... Um abraço e fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir