ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 5 de março de 2011

O FILHO DE DEUS

Na bíblia encontramos o relato do nascimento de Jesus, onde nos informa que o mesmo foi gerado pelo espírito santo (Mateus 1:18). Mas a pergunta que fica é: ANTES DE JESUS NASCER DE MARIA, ELE JÁ EXISTIA?

A maioria da cristandade afirma que sim, que Jesus já existia. Uns acreditam que Ele já existia como Deus e outros crêem que Ele existia como Filho de Deus.

Outra linha de interpretação é a de que Jesus veio a existência apenas quando nasceu de Maria. Antes Ele existia apenas na mente de Deus ou na onisciência de Deus, ou seja, a pré-existência Dele não era literal, mas simbólica.

As escrituras afirmam que: “...Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito....” João 3:16, ou “único gerado”. Se Deus deu o Seu Filho, entende-se que Ele já existia, não como Deus, mas como Filho, pois, de anjo nenhum Deus disse, tu és o meu Filho. “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei?” Hebreus 1:5.

Embora não sabemos em que época o Filho de Deus foi gerado, podemos pelas escrituras entender que Ele teve uma origem, pois o profeta assim nos revela: “Mas tu, Belém efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2. A origem do Filho de Deus são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. “Antes de haver abismos, fui gerada, (...). Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, quando ele ainda não tinha feito (...) nem sequer o princípio do pó do mundo.” – Provérbios 8:22 a 26.

A existência do Filho de Deus, como um agente co-participante da criação, não simbolicamente é entendido pelas palavras inspiradas: “Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, (...) então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo”. Provérbios 8:27-30

Muitos afirmam que na criação, estavam presentes 3 Seres Divinos, porém as palavras das escrituras nos mostram que apenas o Pai e o Filho, estavam presentes: “...Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas no seu manto? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu Filho?” Provérbios 30:4

Disto entendemos que Cristo (o messias), o Filho de Deus foi por quem o Pai, criou todas as coisas, pois “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, (...), nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.” Hebreus 1:1-2. Por quem fez, ou através de quem fez o mundo e o próprio João esclarece que “Todas as coisas foram feitas por INTERMÉDIO dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3. Deus, o nosso Pai celestial, por intermédio de Seu Filho, fez todas as coisas.

Diante disso, entendemos que o Filho de Deus existiu antes da criação da terra, entendemos que Ele nasceu, Ele foi gerado de Deus, não de uma forma simbólica, mas literal.

Apesar do Filho de Deus, ter sido chamado de Deus em alguns versos, isso deve-se ao fato do Pai, dar ao Filho o direito de assim ser chamado, porém o próprio Jesus reconhece que Deus é seu Pai e seu Deus (João 20:17) e único Deus (João 17:3).

BereanosPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário