ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 26 de março de 2011

EM BUSCA DA VERDADE

Tem havido, não se pode esconder, algumas divergências na filosofia dos grupos de ex-adventistas, e, isto não somente se reflete nos nomes denominacionais, mas, principalmente, na importância que se dar a determinada particularidade.

Tenho caminhado sempre a favor da liberdade, e, acima de tudo, em preservar a unidade e irmandade entre as diversas linhas de pensamento, no entanto achamos por bem tecer alguns comentários, segundo aquilo que esperamos ter colhido da Palavra de Deus, para fazer algumas admoestações com o simples intuito de clarear nossas mentes com respeito à filosofia adotada pelo grupo ao qual você e eu nos sentimos ligados.

A idéia de que tal pensamento é o único correto, não se admitindo nenhuma outra forma de teologicamente se expressar, me parece radical, egocêntrica e anticristã (Marcos 9: 38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.)

Com respeito a se um grupo de ex-asd deve adotar um nome denominacional, ou se deve permanecer se congregando sem a mínima preocupação a este respeito, não me parece motivo de grande relevância, até por que os primeiros seguidores de Jesus jamais se preocuparam com isto, e foi a comunidade de não crentes que os rotularam de “cristãos” (Atos 11: 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos).

Embora, entre nós, tenha surgido uma diversidade de nomes para os grupos que a cada dia surgem, por este Brasil, pelo pouco que conhecemos, podemos afirmar que há duas linhas filosóficas preponderantes, isto é, os que se fundamentam nos princípios “históricos”, e os que preferem a linha de pensamento “bereano”.

O que você concebe do que sejam princípios históricos? O que você entende do que venha a ser o pensamento bereano? Desculpem-me os queridos e amados irmãos que defendem tais filosofias, mas vou dizer o que tenho percebido nas atitudes daqueles que assim se intitulam: históricos ou bereanos, ou, principalmente pelo significado que o próprio nome traduz para mim.

O principio histórico - é aquele que, para mim, parte do fundamento de que é necessário que Deus tenha uma Igreja (Instituição, Organização, etc.) verdadeira, e que, sem sombra de duvidas, quem cumpria este papel era a IASD.

Reconhecendo que, atualmente, a IASD desviou-se dos objetivos de Deus por prostituir-se com a doutrina da Trindade, eles buscam na história da IASD o momento em que, para eles, a IASD ainda era pura e livre de equívocos teológicos. Sendo assim, torna-se de gigantesca importância o resgate da doutrina dos pioneiros do adventismo, as quais, para eles são puras, imaculadas e incontestáveis.

O pensamento bereano - para mim, sua origem encontra-se na bíblia (Atos 17:11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.) e os que assim pensam baseiam toda a sua fé naquilo que a bíblia diz, não no que as pessoas dizem ou disseram, por mais importantes que as mesmas sejam ou tenham sido. Para o verdadeiro bereano nem a palavra abalizada e inspirada do Apostolo Paulo é suficiente, mas o que satisfaz e a comprovação das Escrituras.

DUAS PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÕES

É indispensável cremos que a verdade esteve ou está com determinada Igreja, ou que a verdade esteve, está, e estará sempre na Palavra de Deus?

É a doutrina ou pensamento dos Pioneiros da IASD mais puros e imaculados que a do Apostolo Paulo, ao ponto de não podermos conferir com as Escrituras, e se necessário discordar?

Concluímos com I Corintios 10: 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.

Fraternalmente,
Heráclito Fernandes da Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário