ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

quinta-feira, 2 de julho de 2009

QUAL A RELAÇÃO ENTRE TRINDADE E SALVAÇÃO - MUDANÇA DE PARADIGMA



O grande princípio a ser seguido por quem se vê compelido, pelos fatos, a pôr a prova seus conceitos relacionados à teologia que lhe foi ensinada, é, sem duvida buscar, de forma imparcial, o verdadeiro ensino da Palavra de Deus, isto é, desporjar-se de toda idéia preconcebida e não temer aquilo que pode opor-se aos seus dogmas que por tanto tempo resistiu as supostas contrafações.

Para um cristão ortodoxo as mudanças não são admitidas com facilidade, mas, geralmente, os fieis seguidores da Palavra não se sentem seguros em resistir a um claro “assim diz o Senhor”, de forma que, mesmo em contrariedade aos seus velhos conceitos, não lhes cabe nenhuma outra opção senão buscar rever suas antigas idéias.

A diferença entre o Trinitarianismo e o Unitarianismo não reside somente na quantidade de pessoas que compõem a divindade, mas, alem disso, é fácil perceber que a discordância persiste, também, quanto à visão que cada um tem sobre as seguintes questões:

a) A pessoalidade ou impessoalidade do Espírito Santo;
b) A origem ou não de Jesus;
c) Diferença ou igualdade entre a pessoa de Jesus e Deus o Pai;
d) O batismo em nome da Trindade ou em nome de Jesus;
e) Jesus é Deus ou Filho de Deus, etc. etc.

O grande fundamento para os que crêem na Trindade é: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28:19 RA). Não queremos aqui aventurar-nos na suposição de que o texto foi, ou não, modificado, embora haja muitos figurões do mundo teológico que afirmam tal hipótese, mas o que queremos é que você, prezado amigo, considere a vida apostólica e examine no Novo Testamento e me apresente um único relato que descreva um ou mais batismos realizados, pelos discípulos de Jesus, em nome de uma trindade?

Para crermos que esta ordem (Mateus 28:19) foi realmente proferida por Jesus Cristo, teremos de admitir que todos os discípulos foram deliberadamente desobedientes contumazes! Certa vez comentando este assunto com determinado irmão da IASD, ele me disse “é tudo isto é verdade, mas eu creio que quando adentrarmos as portas da eternidade, todos os discípulos de Jesus, haverão de nos suplicar perdão, por que pelo comportamento deles, nos deixaram nessa tremenda duvida!”

Na próxima mensagem continuaremos a explanação sobre as divergências sobre: A pessoalidade ou impessoalidade do Espírito Santo; A origem ou não de Jesus; Diferença ou igualdade entre a pessoa de Jesus e Deus o Pai; Jesus é Deus ou Filho de Deus.


Fraternalmente,

Heráclito Fernandes da Mota

2 comentários:

  1. BereanosPB,

    Sabe como se cria um paradigma?

    Muitos conceitos que defendemos com unhas e dentes podem ser falsos. Sabia?! Leia o exemplo e entenda.

    COMO NASCE UM PARADIGMA

    Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
    Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
    Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de porradas.
    Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
    Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
    A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o encheram de porradas.
    Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
    Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.
    Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente,o último dos veteranos foi substituído.
    Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
    Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

    Conte esta história para seus amigos, para que, vez por outra, questionem-se porque estão batendo...

    "É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO".
    ( Albert Einstein )

    ResponderExcluir
  2. BereanosPB,

    Voltando ao assunto paradigma. O texto do comentário anterior foi retirado da internet, digitando no Google o texto: "Como nasce um paradigma". Não sei quem é o autor do texto, pois consta em várias páginas da internet.

    Atenciosamente,

    Alberto

    ResponderExcluir