ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sexta-feira, 10 de julho de 2009

QUAL A RELAÇÃO ENTRE TRINDADE E SALVAÇÃO - PESSOALIDADE OU IMPESSOALIDADE DO ESPÍRITO

Para os trinitarianos convictos este assunto é o cerne de sua crença, isto é, provando-se que o Espírito Santo possui personalidade própria, prova-se a existência de um trio de pessoas que, segundo este credo, respondem pelo exercício da divindade.

Sem que o Santo Espírito de Deus, o qual é especialista em converter-nos de nossa suposta sabedoria para as verdades, muitas vezes, tão simples, da Palavra de Deus, sabemos da ineficácia de nossos argumentos e ou textos bíblicos que venhamos a apresentar com a finalidade de convencer aqueles que já tem uma idéia formada, mas neste estudo apresentaremos as bases bíblicas para sustentação de nossa mensagem, uma vez que acreditamos ser o desejo de Deus que as coisas espirituais se discirnam espiritualmente “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.” (1 Coríntios 2:13 RA)

É do conhecimento geral que quando alguém evoca a pessoalidade do Santo Espírito de Deus, ela o faz , imaginando ter como base bíblica os textos que supostamente conferem ao Espírito Santo ações típicas de um ser pessoal, mas isto não é suficiente para tal conclusão, pois a mesma bíblia, também, atribui ao espírito do homem ações pessoais, sem que isto nos levem a crer que nosso espírito seja uma pessoa independente de nós mesmos.

Vejamos alguns exemplos:
a) Gênesis 41:8 – O espírito de Faraó perturbado
b) Esdras 1:1 – O espírito de Ciro despertado
c) Jô 6:4 – O espírito de Jô sorve
d) Jô 20:3 – O espírito de Zofar responde
e) Salmos 77:3 – O espírito de Asafe desfalece
f) Isaias 26:9 – O espírito de Isaias buscou
g )Ezequiel 3:14 – O espírito de Ezequiel excitou-se
h) Atos 17:16 – O espírito de Paulo revoltou-se
i) I Corintios 14:14-15 – O espírito de Paulo ora e canta
j) II Corintios 7:13 – O espírito de Tito recreou-se

O que as Escrituras nos ensinam é que há algumas ações que Deus e Seu Filho de maneira pessoal não podem efetuar, mas que em forma espiritual podem. Vejamos alguns textos::1 Corintios 12:3 RA 2 Pedro 1:21 – falar através do ser humano; João 3:34, Romanos 8:9, Gálatas 4:6 – habitar em nosso coração etc.

Há, também, algumas atitudes, relatadas na bíblia, referente ao Espírito de Deus onde não podemos conciliá-la com a idéia de um ser pessoal, avaliemos os seguintes versículos:
a) “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” (2 Reis 2:9 RA)
b) “ E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;” (Joel 2:28 RA)
c) “ E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (João 20:22 RA)

Que o Espírito de Deus nos faça compreender estas verdades e que possamos afirmar com toda fé: “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.” (1 Coríntios 8:6 RA)


Fraternalmente,

Heráclito Fernandes da Mota

3 comentários:

  1. Analisando os primeiros textos críticos:
    2 Reis 2:9 A referência feita por Eliseu é ao poder que um homem (Elias) tinha. Veja que, a palvra espírito começa com e e não com E. Já em Joel 2:28 começa com E, pois quem está dizendo que vai derramar o Espírito é Deus, como também em 1 Coríntios 8:6.
    Mande resposta.

    Antonio

    ResponderExcluir
  2. DEVEMOS NOS UNIR COM ESPIRITO DE AMOR E HUMILDADE,AI SEREMOS VERDADEIROS CRENTES,CRER NAS PROMESSAS DE JESUS CRISTO ,FALAR DE JESUS AO MUNDO....E ISSO QUE ELE QUER DE NOS....A HUMANIDADE AINDA NAO ENTENDEU OU NAO QUER ENTENDER,O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PASSAGEM DO FILHO DE DEUS AQUI....CONTINUAM PRATICANDO A FALTA DE AMOR....EU MESMA NAO SEI MAIS ONDE ESTA A VERDADE....PORQUE TODOS DIZEM QUE ESTAO CERTOS...SO PRECISAMOS CRER QUE JESUS CRISTO E O UNICO DIGNO DE ADORAÇAO....PRA MIM BASTA...

    ResponderExcluir
  3. BereanosPB,

    O Comentário anterior tem fundamento quando diz: para mim basta!

    Realmente existe muita polêmica, pois tudo isto leva-nos a AMBIVALÊNCIA E CONFUSÃO, induzidas pelas RAMIFICAÇÕES DOUTRINÁRIAS.

    Quando começamos a pesquisar muito e a comparar as várias interpretações, faltamos ficar malucos.

    Mas procuro olhar para as promessas e afirmações essenciais da Bíblia, que me dão esperança e firmam minha fé:

    1- João 3:16 -Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    João 14:6-Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

    Romanos 8:1 -Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

    Efésios 1:
    1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,
    2 - graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
    3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
    4 - assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
    5 - nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    6 - para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
    7 - no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
    8 - que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,
    9 - desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
    10 - de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;
    11 - nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
    12 - a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;
    13 - em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
    14 - o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
    15 - Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos,
    16 - não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
    17 - para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,
    18 - iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
    19 - e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;
    20 - o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
    21 - acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.
    22 - E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
    23 - a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

    E Ainda, nossa parte:

    2 Timóteo 2:19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.

    Tiago 1:27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

    Penso também que devemos ler mais as cartas de Paulo e os Evangelhos.

    do Irmão em Cristo

    Alberto

    ResponderExcluir