ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

quarta-feira, 17 de junho de 2009

QUAL A VERDADE QUE QUEREMOS

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” Tiago 4:17.


Por alguns anos, no inicio de minha vida espiritual como ASD, andei nos caminhos dos fariseus, isto é, jejuava o sábado todo, dava o “dizimo” de todo o meu salário, calculando sempre pelo valor bruto, até mesmo se recebesse algum presente, era orientado a calcular o possível preço a fim de “dizimar para a casa do tesouro”, esforçava-me, toda tarde de sábado das 13hs até as 18 ou 19hs, em proporcionar o maior numero de estudos bíblicos e visitas possíveis.

A única coisa que me diferenciava dos fariseus, é que fazia tudo isto na maior alegria, e sem alimentar a menor esperança de que aquilo fizesse alguma diferença para a minha salvação ou perdição! Ou seja, realmente fazia por que amava a Deus e acreditava fielmente que estava cumprindo a Sua vontade.

Hoje compreendo como, naquela época, seria impossível alguém me convencer que houvesse qualquer incoerência bíblica na doutrina dos “dízimos”, bem como não me interessava nenhum comentário sobre a boa ou má destinação que a liderança de minha igreja viesse a fazer com o resultado de toda a coleta, inclusive das várias ofertas a que éramos ensinados a contribuir, tais como: pacto, escola sabatina, voz da profecia, gratidão, fundo de inversão, natalícia, dorcas, recolta, etc. etc.

Com base em minha própria experiência, sei compreender quando um irmão aceita completamente e sem questionamento tal sistema, e até o defende com a mais verdadeira convicção, e que, mesmo se a liderança de sua igreja viesse a utilizar-se do “dinheiro sagrado” em obras satânicas, tais como prostituição, álcool, jogos, enriquecimento próprio, etc. etc. Isto em nada o faria afastar-se de sua fé, uma vez que ele crê está cumprindo fielmente a sua parte, e que somente a Deus, de preferência, sem nenhuma instrumentalidade humana, compete corrigir tais erros, ou mesmo, se isto não acontecer, do juízo divino os faltosos não escaparão.

Diante de tais ponderações, fica, para mim, bastante claro um episódio vivido há alguns anos, em que certo “pastor” da IASD – Central de João Pessoa - PB foi, pela Comissão da Igreja, responsabilizado pela utilização de fundos, sem comprovação de documentos, cujo montante aproximava-se a R$15.000,00 atestado inclusive pela “auditoria” da Missão. E quando o presidente daquele órgão se reuniu com a comissão de nossa Igreja, da qual fazia parte, sugeriu que todos os membros assumissem aquele “desfalque”, isto é, pagasse aquele valor, a fim de que o caixa da igreja voltasse a sua normalidade contábil, e a Missão não sofresse nenhum prejuízo.

O que compreendo hoje é que, ainda assim, alguns irmãos, numa atitude de subserviência as instituições superiores, concordaram com aquela esdrúxula proposta, embora fosse rejeitada pela maioria dos membros da Comissão, o que nunca compreendi é que aquele funcionário denominado de “pastor” como punição pelos seus atos, recebeu, apenas, uma transferência de distrito, muito embora as “más línguas” expliquem que ele sabia demais e que com aquele tratamento deveria permanecer em silencio.

Toda esta situação deve-se as seguintes coisas: a) não queremos, com nossos próprios esforços conhecermos a verdade que liberta, mas preferimos aceitar a “verdade” que nos é imposta; b) quanto à mordomia estamos seguindo orientações humanas e não as revelações bíblicas e os exemplos da Igreja primitiva; c) não conseguimos enxergar que a “obra” transformou-se numa aristocracia onde se legisla em causa própria e que os membros nenhuma capacidade tem para implementar mudanças.

Um abraço,

Que o amor de Deus, a graça de Jesus, e a comunhão do Espírito estejam com todos.

Irmão Heráclito Fernandes da Mota

3 comentários:

  1. Eu me recordo do caso!! Mas a meu ver o dízimo é um conceito também de entendimento progressivo.Exemplo:
    Dizimar sobre o bruto é uma opção quando vç é empresário - explico: toda atividade empresarial tem um custo e deve ser contabilizado.
    No caso referido o erro foi cobrir rombo de caixa com dinheiro sagrado, no caso alguns irmãos desviariam o dízimo como oferta para cobrir o rombo! ERRADO!!! Outro erro, achar que a Missão não poderia assumir o erro do Pastor que é lotado no campo e submisso a ela!! No passado eu até poderia a contra gosto e para preservar a comunidade devido ao escândalo aceitar proposta mas essa , concordo foi a saída mais fácil, para a missão e o Pastor!Consequetemente os resultados vieram mais tarde e isto é assunto sigiloso que não posso comentar publicamente devido pessoas envolvidas e que hoje estão bem e em harmonia com a igreja.
    Por fim o que não podemos aceitar é que alguem acredite que seu irmão ou irmã não é abençoado por dar ou não dar oferta, DEVOLVER ou não DEVOLVER o dízimo!! Todos somos abençoados por Deus, alguns mais outros menos - na medida da fé_!Fico com a máxima Paulina:
    O que não come não fale do que come e o que come não fale do que não come!!
    Jamaci

    ResponderExcluir
  2. Meu Querido Irmão Jamaci,

    Sabia que não lhe faltaria coragem e espírito cristão para explanar suas convicções!
    De minha parte, e creio que também da parte dos demais participantes, você e qualquer outro irmão da IASD, tem toda liberdade para expressar o sentimento de fé de cada um.
    Alguém sabiamente já disse que “religião, futebol e política não se discute”
    Pena que nos arraigamos naquilo que cremos de tal forma que não deixamos nossa “zona de conforto” e conseqüentemente não damos uma oportunidade para uma nova luz, isto é, permanecemos enclausurados em nossos antigos conceitos e não permitimos nem ao menos conhecer e entender as razões alheias, mesmo que tenhamos firme o propósito de jamais aceita-las.

    Seja bem vindo ao Blog meu,seu e de todos.

    Que o Único Deus, o Pai, te abençoe, que a Graça de Jesus, o unigênito do Pai, te cubra, e que a comunhão do Espírito Santo de Deus promova a união de todos nós!

    Fraternalmente,

    Heráclito Fernandes da Mota

    ResponderExcluir
  3. Prezado irmão Heráclito Fernandes da Mota, seria possivel,voces bereanos, nos esclarecer outros assuntos como: Sabado, Imortalidade de alma, Os 144 mil,Morada no céu, Divorcio, Adulterio, Linguas estranhas,Idolatria? Voces só argumentam e escrevem sobre Trindade, como se o único Mandamento de D'us violado fosse o primeiro! Fale sobre os outros Mandamentos.
    Shalom

    ResponderExcluir