ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sexta-feira, 19 de junho de 2009

QUAL A RELAÇÃO ENTRE TRINDADE E SALVAÇÃO - PRIMEIRA PARTE

O bem inalienável do cristão é, sem duvidas, a vida eterna ou sua salvação.Não é de admirar que seu cuidado maior seja o zelo pela salvação, e qualquer coisa que possa, de alguma forma, parecer uma ameaça, será considerada como anátema.

Para muitos, considerados como cuidadosos, quaisquer novos ensinamentos, devem ser encarados como um risco a sua vida espiritual, principalmente se tais ensinos não cairirem no gosto da maioria dos cristãos, ou não estiverem respaldos por seus velhos conceitos, os quais jamais admitem uma revisão em suas opiniões já formadas.

A palavra de Deus nos ensina que ela própria é a única fonte para provarmos as novas idéias ou as doutrinas que aparentemente diferem de nosso credo “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1 João 4:1 RA)

Cremos, também, que não devemos ter as nossas crenças já formuladas, por longos anos, como “cláusula pétrea”, nem tão pouco se deve ter medo de, sempre que acharmos conveniente, submeter os nossos velhos conceitos ao crivo das Escrituras, uma vez que a verdade jamais poderá ser enfraquecida diante da verdade maior, pois é a própria Palavra que assim se expressa: “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.” (2 Coríntios 13:8 RA)

Confesso que quando surgiu, pela internet, um grupo de irmãos que questionavam a base escriturística para a doutrina da Trindade, eu, também, reagi com medo e descrença, tendo em vista que durante toda minha vida religiosa sempre acreditei na existência de um Deus Triuno, mesmo quando vagava nos credos ensinados pela Igreja Católica Apostólica Romana, pela Igreja Batista, e mais recentemente pela IASD.

Muitas indagações surgiram em minha mente, e as que me deixavam sem a mínima condição de assimilar aquela novidade era o fato intransponível da divindade de Cristo, e em segundo lugar a personalidade do Espírito Santo.

Sendo assim, e já que pelas Escrituras, naquele momento, não me sentia preparado para responder as colocações dos unitarianos, a minha fuga foi o argumento de que a crença na Pessoa de um único Deus ou em um Deus Triuno em nada acrescentaria ou subtrairia de minha salvação, e assim silenciava a minha consciência e poupava o trabalho de investigar na bíblia a respeito do assunto.

Na próxima mensagem abordaremos as implicações de se manter uma crença trinitariana e os ensinos que mudam se admitirmos o unitarianismo.

Fraternalmente,

Heráclito Fernandes da Mota

Um comentário:

  1. Bem, em João 17:3, nos diz que a Vida Eterna é conhecermos o Pai como Único Deus e o Filho como Aquele que o Pai enviou (João 3:16).
    Agora, é interessante vermos que o texto diz CONHECERMOS e não RECONHECERMOS. Podemos reconhecer que Lula é o Presidente, sem porém conhece-lo! Portanto o Crer de João 3:16 vai muito além de apenas crer na existência de um Deus, mas antes e acima de tudo devemos CONHECER.

    ResponderExcluir