Tem havido, não se pode esconder, algumas divergências na filosofia dos grupos de ex-adventistas, e, isto não somente se reflete nos nomes denominacionais, mas, principalmente, na importância que se dar a determinada particularidade.
Tenho caminhado sempre a favor da liberdade, e, acima de tudo, em preservar a unidade e irmandade entre as diversas linhas de pensamento, no entanto achamos por bem tecer alguns comentários, segundo aquilo que esperamos ter colhido da Palavra de Deus, para fazer algumas admoestações com o simples intuito de clarear nossas mentes com respeito à filosofia adotada pelo grupo ao qual você e eu nos sentimos ligados.
A idéia de que tal pensamento é o único correto, não se admitindo nenhuma outra forma de teologicamente se expressar, me parece radical, egocêntrica e anticristã (Marcos 9: 38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.)
Com respeito a se um grupo de ex-asd deve adotar um nome denominacional, ou se deve permanecer se congregando sem a mínima preocupação a este respeito, não me parece motivo de grande relevância, até por que os primeiros seguidores de Jesus jamais se preocuparam com isto, e foi a comunidade de não crentes que os rotularam de “cristãos” (Atos 11: 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos).
Embora, entre nós, tenha surgido uma diversidade de nomes para os grupos que a cada dia surgem, por este Brasil, pelo pouco que conhecemos, podemos afirmar que há duas linhas filosóficas preponderantes, isto é, os que se fundamentam nos princípios “históricos”, e os que preferem a linha de pensamento “bereano”.
O que você concebe do que sejam princípios históricos? O que você entende do que venha a ser o pensamento bereano? Desculpem-me os queridos e amados irmãos que defendem tais filosofias, mas vou dizer o que tenho percebido nas atitudes daqueles que assim se intitulam: históricos ou bereanos, ou, principalmente pelo significado que o próprio nome traduz para mim.
O principio histórico - é aquele que, para mim, parte do fundamento de que é necessário que Deus tenha uma Igreja (Instituição, Organização, etc.) verdadeira, e que, sem sombra de duvidas, quem cumpria este papel era a IASD.
Reconhecendo que, atualmente, a IASD desviou-se dos objetivos de Deus por prostituir-se com a doutrina da Trindade, eles buscam na história da IASD o momento em que, para eles, a IASD ainda era pura e livre de equívocos teológicos. Sendo assim, torna-se de gigantesca importância o resgate da doutrina dos pioneiros do adventismo, as quais, para eles são puras, imaculadas e incontestáveis.
O pensamento bereano - para mim, sua origem encontra-se na bíblia (Atos 17:11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.) e os que assim pensam baseiam toda a sua fé naquilo que a bíblia diz, não no que as pessoas dizem ou disseram, por mais importantes que as mesmas sejam ou tenham sido. Para o verdadeiro bereano nem a palavra abalizada e inspirada do Apostolo Paulo é suficiente, mas o que satisfaz e a comprovação das Escrituras.
DUAS PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÕES
É indispensável cremos que a verdade esteve ou está com determinada Igreja, ou que a verdade esteve, está, e estará sempre na Palavra de Deus?
É a doutrina ou pensamento dos Pioneiros da IASD mais puros e imaculados que a do Apostolo Paulo, ao ponto de não podermos conferir com as Escrituras, e se necessário discordar?
Concluímos com I Corintios 10: 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.
Fraternalmente,
Heráclito Fernandes da Mota
sábado, 26 de março de 2011
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