ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

domingo, 28 de outubro de 2012

COMO ERA O BATISMO NO INICIO DA IGREJA CRISTÃ?


“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28:18-20.

Diante desse verso, poderíamos fazer algumas perguntas e observações:

a) Para quem Jesus estava falando essas palavras?

b) Por que os discípulos não batizaram “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”?

Em todo o Novo Testamento só existe este verso (“batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo") e sabemos pela Bíblia que os batismos foram feitos “em nome de Jesus”. Vejamos alguns:

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38 RA)

“E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.” (Atos 10:48 RA)

“Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:5 RA)

Nas duas passagens paralelas que tratam do mesmo assunto, em Marcos 16:15-17 e Lucas 24:47-48 os escritores falam “em meu nome” e não tem a expressão “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

c) Paulo diz que tudo (Colossenses 3:17) deve ser em nome de Jesus. E os batismos realizados pelos discípulos foram feitos em nome de Jesus.

d) A Bíblia de Jerusalém comentando Mateus 28:19 no rodapé, admite que a expressão: “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, foi inserida depois, pois os discípulos batizavam em nome de Jesus.

e) O público (tanto Jesus como os discípulos eram judeus) que estava presente e escutaram Jesus falar, não criam em uma Trindade (e até hoje não crê). Observe que no verso 18, Jesus diz que toda autoridade foi dada a Ele e no verso 20, Ele diz que devemos ensinar as coisas que Ele ordenou. E que Ele estaria conosco. Ora se Jesus disse que toda autoridade foi dada a Ele, porque Ele mandaria batizar em nome da Trindade? O mais correto seria Ele mandar batizar em Seu Nome, pois toda autoridade foi dada a Ele! Jesus foi o grande vitorioso! A Ele seja dada toda honra e glória, pois Ele nos resgatou do pecado para o Seu Deus e Pai.

f) Eusébio de Cesaréia, o escritor mais antigo do cristianismo, várias vezes em seus livros antes do Concílio de Nicéia cita Mateus 28:19 da seguinte maneira: “Ide e tornais todas as nações discípulas em meu nome, ensinando-as a observar tudo que vos ordenei.”

g) Outra versão é a seguinte: “Jesus, aproximando-se deles, disse-lhes: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide e ensinai-os a observar todas as coisas que vos ordenei para sempre.” - Mateus 28:18-20 (Na Tradução de George Howard em Hebraico)

NOTA: George Howard é Professor Emérito e Chefe do Departamento de Religião e Professor de Religião da Universidade da Geórgia. Ele realiza pesquisas sobre o Novo Testamento e Judaísmo Intertestamental. Concluiu o PhD. no Hebrew Union College / Instituto Judaico de Religião (1964). Ele também estudou em Vanderbuilt e na Universidade Hebraica.

As enciclopédias dizem o seguinte:

Enciclopédia Britânica: "A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século." - 11a Edição, Vol.3 - págs. 365-366. (em inglês)... "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Jesus Cristo." - Volume 3 pág.82.

Enciclopédia da Religião - Canney: "A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século." - pág. 53 (em inglês).

Nova Enciclopédia Internacional: "O termo "trindade" se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana." - Vol. 22 pág. 477 (em inglês).

Enciclopédia Da Religião - Hastings: "O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em nome do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada." - Vol.2 pág. 377-378-389.

Portanto, deixo-vos uma pergunta:

Podemos praticar algo tão importante na vida cristã, baseada em apenas 1 verso, e ainda mais quando existem outros versos, o contexto da época, os batismos subsequentes e a história contradizendo esse verso?

Adventistas Unitarianos.

Um comentário:

  1. Olá meus irmãos em Cristo
    Eu tenho uma informação muito importante para nós adventistas.
    Eu fiz um homepage com um tema muito importante.
    Eu tenho a esperança, que vocês conheçam o valor da mensagem.

    www.luzdosabado.jimdo.com

    nosso Deus YAHWEH Abençõe a todos vocês
    Markus

    ResponderExcluir