ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A TRINDADE E A BÍBLIA





QUAL A ORIGEM DA DOUTRINA DA TRINDADE?

“O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Nisto está baseada todos os outros ensinos da igreja. A igreja estudou esse mistério com grande cuidado e, depois de quatro séculos, decidiu declarar a doutrina desta maneira: dentro da unidade de Deus há três Pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.” – Manual para o Católico de Hoje, pág. 11

Podemos destacar 3 pontos do conceito acima:

a) É a doutrina central da fé católica
b) Foi estudada por mais de 400 anos
c) Em 1 Deus há três Pessoas

Quando o Papado criou esse conceito de Deus, tinha uma preocupação: Não afirmar a existência de 3 Deuses, pois isso seria politeísmo.
Para isso o conceito trinitariano, afirma a existência de 1 só Deus, porém esse único Deus é na verdade 3 Pessoas: Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Em outras palavras o coneito diz que as 3 Pessoas são na verdade 1 Deus. Isso poderia ser exemplificado da seguinte forma: 1+1+1=1.

Foi tentando se vacinar contra este conceito que a IASD declarou, através de seus fundadores:

"A doutrina da Trindade foi estabelecida na igreja pelo concílio de Nice 325 AD. Essa doutrina destroi a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à igreja, aparece nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonha." J. N. Andrews -- Adventist Review March 6, 1855

http://www.alvorada.us/revista10.htm

"Que uma pessoa seja três pessoas, e que três pessoas sejam uma só pessoa, é uma doutrina que nós podemos proclamar ser contrária à razão e ao senso comum." James White. Adventist Review --- 6 de Julho de 1869

http://www.alvorada.us/0089.htm

Por mais misterioso que seja esse conceito, para ele ser defendido, precisamos buscar nas Escrituras algum texto que mostre e nos indique com clareza que os 3 são 1 e o único texto, onde traz esse conceito é I João 5:7-8. Vejamos:

“Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na Terra]: o Espírito, a água e o sangue...” I João 5:7-8.

Em toda a Bíblia, esse é o único texto que defende o conceito da Trindade, o qual afirma que “estes três são um”. Se a expressão: “no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”, não estivesse entre colchetes, realmente seria uma prova perfeita da existência da trindade, porém tal texto é comprovadamente apócrifo, um texto adicionado posteriormente e que não consta nos manuscritos mais antigos. Porém a maioria das traduções fiéis já omitiu este verso.

A Bíblia de Jerusalém, uma das versões mais fiéis ao original que dispomos em português, omite tal verso e adiciona a seguinte nota marginal:

“O texto dos vv. 7-8 está acrescido na Vulgata de um inciso ausente dos antigos manuscritos gregos, das antigas versões e dos melhores manuscritos da Vulgata, o qual parece ser uma glosa marginal introduzida posteriormente no texto.”

A edição João Ferreira de Almeida traz a seguinte explicação no início da Bíblia:

“Todo conteúdo entre colchetes é matéria da Tradução de Almeida, que não se encontra no texto grego adotado.”

Já o Novo Testamento Trilíngüe das Edições Vida Nova mostra simultaneamente 3 versões:

1ª) Do Grego do Novum Testamentum Graece Nestlé-Aland, 4ª Edição.
2ª) A versão em Português Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição e
3ª) A New International Version.

Os textos dos três idiomas estão dispostos lado a lado e podem ser comparados facilmente pelo leitor. A nota de rodapé do texto grego diz o seguinte:

“O texto dos versículos 7 e 8 entre colchetes na Almeida Revista e Atualizada nunca fez parte do original. Os manuscritos mais antigos que contém o texto são da Vulgata Latina do século XVI.”

Além do texto [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na Terra], estar entre colchetes, demonstrando assim que o mesmo não existia no original, se lermos com atenção a partir do verso 6, excluindo a parte que se encontra entre colchetes, veremos que os três que João fala, é na verdade a ÁGUA, o SANGUE e o ESPÍRITO.
Esses 3 testificam de Cristo. Portanto o texto ficaria assim:

“Pois há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”

Querido irmão e/ou irmã, o que queremos é chamar a sua atenção para algo muito claro na Bíblia, não para um mistério criado por homens. Mesmo em um mundo religioso onde muitos afirmam que 1 Deus é composto por 3 Pessoas ou que existem 3 Deuses, “todavia para nós há um só Deus, o Pai... e um só Senhor Jesus Cristo...” I Coríntios 8:6.

Que o Eterno abençoe a todos.

Missão 3 Anjos.

3 comentários:

  1. Se para a igreja católica apostólica romana a doutrina da trindade é sua principal doutrina, para a igreja adventista do sétimo dia qual é?

    Diante de tudo o que se ouvido,e o que se tem escrito, parece-me que para a iasd a trindade tem se tornado a principal doutrina também.

    Não sei até quando os lideres da iasd vão manter essa posição. De vez em quando ficamos surpresos com a atitude da liderança. Na lição da escola sabatina de alguns dias atrás o autor comentou sobre o texto apócrifo de I João 5:7-8, admitiu que o mesmo realmente foi "adulterado"; todavia ele escreveu que existem outros textos nas Escrituras que reforçam e confirmam a existência do "Espirito Santo" como terceira pessoa da trindade. Só que os textos por ele mencionados não esclarecem de forma alguma a existência da pessoa do "Espirito Santo". Fica cada vez mais claro que uma atitude radical em admitir que a igreja adventista aceitou a doutrina da trindade e errou não vai acontecer. Infelizmente teremos que conviver com esse "engano" até a volta de Jesus. Agora, depende de cada um de nós individualmente não aceitar em hipótese alguma a imposição por parte da liderança essa "doutrina".
    Abraço a todos.
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi o irmão,por acaso vc não acredita no espirito santo que é o nosso consolador. Comparar o catolicismo com os adventistas é um erro pois apesar de ambos aceitarem a trindade as duas doutrinas são completamente distintas.......Se lê a bíblia verá várias citações a respeito do espirito santo.

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário. Claro, que cremos no espirito santo, meu irmão. Gostariamos que se possivel voce lesse a apostila sobre a TRINDADE. Voce pode encontrar aqui nesse link com o titulo de 16 ESTUDOS BIBLICOS SOBRE A TRINDADE. LINK http://www.adventistas-historicos.com/artigos.php
      Qualquer duvida pode perguntar. Que o espirito de Deus te ilumine.

      Excluir