ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 18 de julho de 2009

“...Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta.” (1 Samuel 17:29 RA)

Perguntas do irmão Antônio na Mensagem do dia 14/06/2009:
1 -Nós somos muito limitados para termos a certeza acerca de Deus, não acham?

2 - Por que o Espírito Santo não pode ser Deus?

3- Ou querem fundar uma nova religião?

4 - Se a verdade não precisa ser defendida, porque vocês defendem que o Espírito Santo não é Deus (com convicção)?

5 - Por que, quando a Bíblia se refere ao Espírito Santo, coloca antes letra Maiúscula?

6 - Analisando os primeiros textos críticos: 2 Reis 2:9 A referência feita por Eliseu é ao poder que um homem (Elias) tinha. Veja que, a palavra espírito começa com "e" e não com "E". Já em Joel 2:28 começa com "E", pois quem está dizendo que vai derramar o Espírito é Deus, como também em 1 Coríntios 8:6. Mande resposta.

Gostaríamos de conclamarmos aos bereanos de plantão que meditassem com carinho nas indagações de nosso querido irmão Antônio, e, dentro das limitações de cada um, tentassem responder a cada questão.

Fraternalmente,

Heráclito Fernandes da Mota

6 comentários:

  1. Querido ir. Antônio,
    É verdade que somos muito limitados em querer compreender a Deus, somos finitos e limitados pelas foças do pecado e assim impedidos de ao menos compreendermos melhor as grandezas de Deus e Seun amor para comosco. Mas Deus prova o Seu amor para conoscos, pois sendo nós ainda pecadores, Ele nos eviou Seu Filho para revelar a grandeza de Seu amor. Na Sua palavra encontramos as mais claras revelações desse amor incodicional e sulficiente para a salvação de toda raça humana. Porém, o homem perverteu seu conhecimento, e achando-se mais sábio que Deus, passa-se a apresentar teorias humanas, esquecendo que na bíblia Deus já deixou Sua expreça revelação, tão claras que até mesmo os indoutos serão capaz de aprender e seguir o caminho, pois pela fé na palavras e obediencia a mesma é que se conhece a Deus.

    Um grande abraço.

    Oliveiros MOntenegro

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Antônio,

    Agradecemos sua participação. Procuraremos responder suas perguntas, porém caso ainda persista, as dúvidas fique a vontade para novos questionamentos:

    1) Nós somos muito limitados para termos a certeza acerca de Deus, não acham?

    Acredito que você quis dizer é que nós somos muito limitados para conhecermos e entendermos acerca de Deus, estou certo?

    De acordo com a Bíblia, Deus se revelou a humanidade de 3 maneiras:

    a) Através de Seu Filho – Hebreus 1:1-3
    b) Através da Natureza – Romanos 1:20
    c) Através de Sua Palavra escrita – Gênesis 1:1

    Apesar de está escrito que: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3, e também “...para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Colossenses 1:10, nós temos a plena certeza que “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29:29.

    Uma das formas de “conhecer” Deus é através de Sua Palavra, desde que “aprendais a não ir além do que está escrito,” I Coríntios 4:6. Ou seja, até onde ESTÁ ESCRITO, podemos ir, porém o que não está escrito de Deus, não podemos passar.

    Tem um frase muito bonita de EGW. Medite nela:
    “A revelação que Deus de Si mesmo deu em Sua Palavra é para nosso estudo. Esta podemos procurar compreender. Mas além disto não devemos penetrar.” (CBV, pág. 429).

    Porém, acredito que uma compreensão total sobre Deus nunca iremos ter, nem mesmo na nova Terra, pois Ele é Deus e nunca a criatura poderá compreender totalmente o Seu Criador.

    2) Por que o Espírito Santo não pode ser Deus?

    Por que Bíblia mostra que: “...não há outro Deus, senão um só.” I Coríntios 8:4. Portanto, “para nós há um só Deus, o Pai,...” – 1 Coríntios 8:6. A Bíblia não diz que há 2 Deuses ou 3 Deuses, ela diz que há: “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” Efésios 4:6. A compreensão humana de que esse Deus, seja na verdade 3 Pessoas, contradiz a Bíblia, pois a mesma diz que: “...Deus é um só...” Romanos 3:30. “Porque há um só Deus,...” 1 Timóteo 2:5.

    Meu irmão Antônio, como você responderia ao apóstolo? “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.” Tiago 2:19. Meu amado, por mais que venhamos criar teorias sobre Deus, por mais que venhamos conjecturar sobre Deus, por mais que venhamos dizer que Deus é uma essência que se faz presente em 3 Pessoas, a Bíblia é clara em afirmar que: “...Deus é um só.” Gálatas 3:20.
    Agora, se você ler o Salmo 139, verá que o Espírito Santo é a Onipresença de Deus e de Seu Filho. Essa Onipresença “misteriosa” muitas vezes é visto na Bíblia como:

    a) O Espírito de Deus - Efésios 4:30 e I Coríntios 2:11
    b) O Espírito de Cristo - Atos 16:6-7 e Romanos 8:9
    c) A mente de Deus - Compare Isaías 40:13 com Romanos 11:34
    d) A glória de Deus - Ezequiel 1:28 e 8:1-4
    e) O "Dedo" de Deus - Compare Mateus 12:28 e Lucas 11:20

    Veja o que EGW diz: “A Bíblia nos mostra Deus em Seu alto e santo lugar, não em um estado de inatividade, não em silêncio e solidão, mas circundado por miríades de miríades e milhares de milhares de seres santos, todos esperando por fazer a Sua vontade. Por meio desses mensageiros, Ele está em ativa comunicação com todas as partes de Seus domínios. Por Seu Espírito está presente em toda parte. Por meio de Seu Espírito e dos anjos, ministra aos filhos dos homens.” (CBV, pág. 417).

    CONTINUA NO PROXIMO COMENTÁRIO...

    ResponderExcluir
  3. ...CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR

    3) Ou querem fundar uma nova religião?

    De maneira alguma, nunca tivemos e nem temos essa pretensão. Acreditamos que Deus chamou um povo de acordo com Isaías 58:12: “E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador de brechas, e restaurador de veredas para morar.” Isaías 58:12.

    As antigas ruínas e os fundamentos de muitas gerações entre outros é a restauração do Sábado, Saúde, Santuário, Deus Único. O papado criou brechas no evangelho eterno (domingo, trindade, etc), a verdade foi jogada por terra (Daniel 8:12) e Deus comissionou esse povo, do qual você, que busca a verdade, também é responsável para restaurar essas brechas!

    Infelizmente, os atuais líderes religiosos, conscientes ou inconscientes, estão mudando a antiga religião, isto é, modificando aquilo que Deus estabeleceu por seu Santo Espírito. A grande pergunta é: QUEM ESTÁ CERTO NO ESTABELECIMENTO DAS DOUTRINAS? OS PIONEIROS QUE TINHAM EM SEU MEIO UMA MENSAGEIRA DO SENHOR OU OS ATUAIS LÍDERES?

    4) Se a verdade não precisa ser defendida, porque vocês defendem que o Espírito Santo não é Deus (com convicção)?

    Quando testificamos que o Espírito Santo NÃO É UMA PESSOA, ou um Deus independente do Filho (Jesus) e do Pai (Jeová), nós não estamos defendendo esta verdade, pois, quer aceitemos, quer discordemos, o Espírito Santo continuará sendo o que é: A MANIFESTAÇÃO OU PRESENÇA do Pai e do Filho, ou de ambos.

    5) Por que, quando a Bíblia se refere ao Espírito Santo, coloca antes letra Maiúscula?

    Os autores bíblicos não diferenciavam o pneuma (espírito) do homem do pneuma (Espírito Santo) de Deus, para eles era tudo “pneuma” ou “ruach”. A palavra utilizada foi a mesma.

    É importantíssimo ressaltar que se convencionou escrever Espírito de Deus com “E” maiúsculo e espírito do homem com “e” minúsculo. Nós também adotamos este padrão, mas não foi assim no original. Não existia esta diferença no grego.

    Os autores bíblicos não diferenciavam o espírito do homem do Espírito de Deus através de iniciais minúsculas ou maiúsculas.

    CONTINUA NO PROXIMO COMENTARIO...

    ResponderExcluir
  4. ...CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR.

    6) Analisando os primeiros textos críticos: 2 Reis 2:9 A referência feita por Eliseu é ao poder que um homem (Elias) tinha. Veja que, a palavra espírito começa com "e" e não com "E". Já em Joel 2:28 começa com "E", pois quem está dizendo que vai derramar o Espírito é Deus, como também em 1 Coríntios 8:6.

    Você está correto. O espírito que estava sobre Elias era um poder. Quem deu a Elias esse poder? Deus, naturalmente. Agora observe esse detalhe: A palavra traduzida para “espírito” em 2 Reis 2:9 é RUACH e a palavra traduzida para “Espírito” em Joel 2:28, também é RUACH. Por que utiliza-se a mesma palavra? Simples, por que para os escritores bíblicos, não tinha diferença entre o RUACH do homem e o RUACH de Deus. O significado é: espírito, vento, sopro, poder, etc. Por favor, leia a Lição de Escola Sabatina do 2º Trimestre de 1999, Adulto/Professor, na pág. 41. Outra Lição, mais recente é a do 1º Trimestre de 2007, (Eclesiastes) na página 168 da lição do professor, onde traz nelas o significado de RUACH.

    O relato de II Reis esclarece que Eliseu recebeu porção dobrada do espírito de Elias. Eliseu era profeta, assim como Elias era profeta. Eliseu foi, em verdade, o profeta sucessor imediato de Elias. Perceba ainda que João Batista era cheio do Espírito do Senhor desde o seu ventre e ele iria pregar no espírito e poder de Elias (Lucas 1:15-17). Agora qual era o espírito que repousava sobre Elias e João Batista?

    Em nossas orações é comum pedirmos ao Pai que dê uma porção dobrada de Seu Santo Espírito. Se levarmos em consideração o ensinamento da Doutrina da Trindade, no ponto quem afirma ser o Espírito Santo, uma pessoa distinta do Pai e de Seu Filho Jesus Cristo, seria correto orarmos desta forma? Não estaríamos sendo incoerentes, ao pedirmos ao Pai que mande uma porção dobrada de outra pessoa, o "Deus Espírito Santo"? Alguma vez você já leu na Bíblia porção dobrada de Jesus? Ou porção dobrada de Deus?

    Agora, no final de sua pergunta, você citou 1 Coríntios 8:6. Esse texto fala apenas da existência de um Deus e diz ainda que esse Deus é o Pai e fala também da existência de uma 2ª pessoa, Jesus, o Seu Filho. Será que Paulo estava errado em afirmar que existiam apenas 2 pessoas na Divindade?

    Que o nosso Deus continue te abençoando ricamente, e que continues com este espírito de saber mais a respeito da verdade, pois este é o verdadeiro espírito BEREANO!

    Com amor cristão,

    João Carvalho

    ResponderExcluir
  5. A paz amados irmaos em Cristo.Essa questao trindade ou divindade,e bastante complexa....porque?la em Joao 14:16 Jesus diz assim:E eu rogarei ao pai,e ele vos dara outro Consolador,para que fique convosco para sempre.Porque esse (outro)????

    ResponderExcluir
  6. Cara irmã JESUS TE AMA,

    Ter sua participação aqui neste BLOG é um prazer.
    Concordo que esse assunto é complexo. Não só esse, mas muitos outros também. Veja a quantidade de religiões que existem. Todo esse movimento deve-se ao fato de cada um interpretar a Bíblia de uma forma própria. Na opinião de muitos irmãos, a “sua” igreja é sempre a certa, a “outra” é que é a errada. O que existe hoje é uma busca desenfreada dos irmãos de defenderem a “placa” da igreja em vez de defenderem o evangelho de Cristo.

    Por que o “outro consolador” de João 14:16?
    O “outro” Consolador é o Espírito Santo: “Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome....” João 14:26. O “outro” é o Espírito Santo, acredito que aqui não temos dúvidas.

    Agora, quem é ou o que é esse “Espírito”? Uma terceira pessoa da mesma forma que o Pai e o Filho? Uma outra divindade chamada de “Deus Espírito Santo” que, também, merece ser adorada?

    Veja bem, Jesus disse que: “Onde estiverem dois ou mais reunidos em seu nome, Ele estaria presente” e disse mais: “Eis que estou convosco todos os dias”. Como Cristo estaria presente em nosso meio? Pessoalmente em carne? Ou Onipresente em Espírito? Como Deus se faz presente no interior de cada pessoa, e, ao mesmo tempo, em todo o universo?

    Esse “outro”, nada mais é do que a presença espiritual de Deus e de Seu amado Filho, em outras palavras, a sua ONIPRESENÇA. Por que essa onipresença ou essa “outra” forma impessoal, é chamada de Espírito Santo? Sendo que Deus e Seu Filho são Santos, então Sua presença é Santa, é uma presença Espiritual Santa.

    O maior desejo de Deus é se comunicar com o ser humano e uma das maneiras que Ele tem é através do “outro”, ou seja, do Seu Espírito. Porém cremos que um dia, O veremos face a face, pois, “bem aventurados os limpos de coração, pois verão a Deus”. Não só Deus, mas também o Seu amado Filho. Numa nova terra, que não está muito distante de nossos olhos, adoraremos ao Pai e ao Filho por toda a eternidade. Isso é maravilhoso. Continue na fé e lá com certeza nos encontraremos.

    Fraternalmente,

    Heráclito Fernandes da Mota

    ResponderExcluir