ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 17 de julho de 2010

O Senhor Jesus Cristo

Cristo é o agente de Deus na criação de todas as coisas. A bíblia diz com clareza que Deus criou todas as coisas por *intermédio* de Cristo. ( Cristo é coparticipante com Deus na criação e manutenção de todas as coisas, mas o Criador, o Pai, é o que lhe dá poder para sustentar e criar todas as coisas, Hb. 1:3; Mat. 28:18)

João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Atos 2:22 Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;

João 14:10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.

Atos 10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

A bíblia diz que Jesus é o UNIGÊNITO de Deus. Isto significa, único gerado.

1 João 5:1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido

Hebreus 5:5 Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;

Cristo foi gerado por Deus, antes que todas as demais coisas fossem criadas. Deus o Pai, gerou um Filho e depois, por intermédio deste filho, Deus criou todas as demais coisas.

João 8:28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.

João 14:10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.

Atos 10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Mateus 28:18 Então Jesus chegou perto deles e disse: Deus me deu todo o poder no céu e na terra.

Fonte: Reflexões Presentes

6 comentários:

  1. Caros bereanos da PB, gostaria que vocês me respondessem algumas perguntas:

    1 - Se Cristo foi gerado por Deus antes de todas as coisas serem criadas, QUE TIPO DE NATUREZA JESUS POSSUIA?

    2 - Se era uma natureza IMORTAL, como um SER IMORTAL PODERIA TER MORRIDO NA CRUZ?
    Se era uma natureza MORTAL, UM DEUS IMORTAL PODE GERAR UM OUTRO SER DE DENTRO DELE - SUJEITO A MORTE?

    3 - Não seria falta de verdadeiro estudo biblico, se apoiar em alguns versos para afirmar que Cristo co-criou o mundo, sendo que há várias e várias passagens que afirmam que somente YHVH criou todas as coisas?
    (Isaias 44:24 - Salmos 33:6,9 - Marcos 10:6, etc).

    A criação do qual Cristo é o primogênito é a “nova criação” numa esfera espiritual e não a criação de Gênesis. “Criar” e “criação” são usados em relação à obra de Cristo no sentido regenerativo. Considere as seguintes passagens:

    Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, "criados" em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

    Efésios 4:23, 24 - E vos renoveis no espírito da vossa mente, E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

    Efésios 2:15 - ... para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.

    Veja também Colossenses 3:9, 10 ; Gal. 6:15, Tiago 1:18, 2 Coríntios. 5:17.

    Saudações,
    Marcelo Valle

    ResponderExcluir
  2. Amados irmãos, que a paz seja convosco.
    Aquí me faço mais uma vez presente neste fórum de estudos e debates acerca da sagrada escritutura. Chamou-me a atenção as novas-velhas perguntas de nosso irmão Valle a quem o saúdo com a graça e a paz do nosso Deus e seu filho Jesus.
    Quanto à vossa 1ª e 2ª perguntas já foram amplamente discutitidas e debatidas neste mesmo espaço. No entanto, no que tange à sua 3ª pergunta, gostaria de pegar uma deixa do comentário de nossos irmãos à cima sobre a "co-criação de Jesus"
    Cristo é o agente de Deus na criação de todas as coisas. A bíblia diz com clareza que Deus criou todas as coisas por *intermédio* de Cristo. ( Cristo é coparticipante com Deus na criação e manutenção de todas as coisas, mas o Criador, o Pai, é o que lhe dá poder para sustentar e criar todas as coisas, Hb. 1:3; Mat. 28:18)

    João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
    (Meu acréscimo)Col.1:13-19 2:9.

    Atos 2:22 Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;

    O que muitos não notam é uma diferença que há entre ser o criador e ser o intermediário entre a criação. Ao pegarmos o texto de João - 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Podemos notar que ele foi o intermediário e não diretamente o criador; sendo assim, ele foi um instrumento por quem Deus agiu. Ele falou que o que "ele falava era a palavra do pai" e o que fazia "não podia fazer nada de sí mesmo". Jo. 5:19. Aliás, após a entrada do pecado no mundo, Cristo tem sempre sido o instrumento pelo qual o todo poderoso realiza sua vontade e comunica o seu querer a toda a humanidade. (Foi assim no éden, na entrega dos dez mandamentos, na condução do seu povo ao sair do egito à Canaã e, para não alongarmos muito, Jesus é o nosso intercessor-intermediário junto a Deus na condução do seu povo à Canaã celestial; De novo, Deus usa Jesus para ser seu intercessor-intermediário entre ele e nós que não somos dignos e não poderíamos contemplar a sua santidade de vê-lo face à face.

    ResponderExcluir
  3. Continuação do texto sobre "co-criação de Cristo"

    Ao analisarmos o texto citado acima pelos irmãos em Atos 2:22 - Varões israelitas, atendei a estas o homem: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;
    Notemos que, no verso acima, Pedro fala da obra de Jesus. Ele fez muitos milagres aquí na terra. Pedro diz que quem fez os milagres? Deus ou Jesus? é o mesmo caso do texto de João. Quem criou o mundo e todas as coisas? Deus ou Jesus? Pedro, ao responder ao seu público em Atos 2:22, diz que "Deus" fez todos aqueles milagres por intermédio de "Jesus". O próprio Jesus declarou: João 5:30 "Eu de mim mesmo, não posso coisa alguma". Na verdade a palavra adjetiva aplicada a Jesus de mediador, se aplica também a essa obra de Jesus, e não só à obra de advogado-intercessor no santuário celestial.
    Quando Adão pecou, não poderia manter comunhão com o ser eterno devido aos raios de sua santíssima glória que não toleram o pecado. Jesus então teve que assumir seu papel de mediador; teve que manter essa comunhão perdida
    do par edênico e seu criador; maldição (consequência) essa que nós também temos de suportar e conviver até ser Cristo formado em nós e até "atingirmos a unidade da fé do pleno conhecimento do filho de Deus à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" Ef. 4:13; onde estaremos aptos à trasladação e, enfim, não precisaremos mais de um mediador pois a promessa de Deus é que os Justos poderão ver a Deus Mat.5:8; Apoc 21:3

    Sendo assim, creio firmemente que quando a Bíblia diz que todas as coisas foram feitas por intermédio de Jesus, isso significa que, assim c/ todos os milagres em favor dos doentes foram operados por intermédio de Jesus porque foi Deus quem os fez, sendo Jesus o canal, o meio, o intercessor, mediador, instrumento usado por ele (Deus) para realizar as curas, os sinas os milagres e, por fim, nossa salvação.

    Que a paz, o amor de Deus e seu conhecimento possa habitar em cada um de nós. AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Paz meu caro Jobson, quanto às suas colocações neste blog, afirmo que as minhas 2 perguntas iniciais [postadas para este artigo em questão], não foram respondidas ainda como o irmão diz.

    Percebi de sua parte que o irmão se evadiu do que questionei por afirmar que as perguntas foram respondidas e na verdade não foram.

    Realmente são “NOVAS-VELHAS” perguntas, mas que nenhum bereiano se apresentou com provas textuais para responder. Me mostrem algum texto comprobatório para as perguntas que fiz!

    Infelizmente, o erro que os nobres irmãos cometem entre outros, é atribuir a Cristo a co-participação da criação de Genesis com Deus.

    Na verdade, Cristo é o agente da “NOVA CRIAÇÃO”. Não me refiro ao MUNDO FISICO – me refiro à criação de novos seres e de uma nova ordem que será implantada quando da sua volta bendita e gloriosa para reinar aqui na terra. Por que o irmão não LÊ APENAS os versos que coloquei para afirmar esta questão.

    Quanto a João 1:1-3, é fato que tanto os trinitarianos quanto os não trinitarianos lançam mão deste evangelho para atribuir DIVINDADE e PREEXISTENCIA A JESUS, pensando erroneamente que O LOGOS seja JESUS. Mas Se João houvesse tido a intenção de introduzir um ser divino preexistente na pessoa de Jesus, O Messias, por que não começar o prólogo da seguinte maneira: NO PRINCÍPIO ERA O FILHO E O FILHO ESTAVA COM DEUS E O FILHO ERA DEUS.

    Na verdade, esta passagem de João ensina que a palavra “Filho” é mencionada pela primeira vez no versículo 14 do prólogo. O Filho começa na história, não na eternidade. Em seu prólogo, João reflete sobre o significado cósmico de Jesus. Ele como o Messias, nascido na família de David [NÃO NA ETERNIDADE], foi o ponto de partida de tudo o que Deus planejou para o cumprimento de sua atividade criadora. O Rei de Deus designado para governar as nações e salvar o mundo, foi A RAZÃO E O MOTIVO [SIGNIFICADOS DA PALAVRA LOGOS] da criação do Gênesis.
    A palavra da promessa estava em um princípio na mente de Deus. Pertencia a Deus, um só ser único em todo o universo – era sua palavra trazida na plenitude dos tempos para seu cumprimento no Messias. “TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELA [A PALAVRA] E SEM ELA NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ (João 1:3)”.

    É óbvio que Jesus jamais realizou milagres por SI MESMO, pois isto é o que as escrituras afirmam abundantemente e eu jamais me atreveria a negá-la. Deus O Pai realizava os milagres na pessoa de seu Filho, pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.

    Quanto a Colossenses 1, se cometem os mesmos erros: Vocês traçam um padrão semelhante a este: GLÓRIA NO CÉU – ESVAZIAMENTO – EXALTAÇÃO – GLORIFICAÇÃO NO CÉU NOVAMENTE. Mas, o padrão das escrituras é este: ORIGEM NO VENTRE DE MARIA – HUMILHAÇÃO E SOFRIMENTO – SEGUIDO DE EXALTAÇÃO. [Veja Lucas 1:30-35, Mateus 1:18-20, Hebreus 5:5,8,9].

    As escrituras enfatizam que Ele se fez merecedor desta glória APENAS após a ressurreição. Veja Hebreus 2:9/ Atos 3:13 e 1 Pedro 1:21. Hoje Jesus possui imortalidade e é o nosso mediador diante do Pai. HOJE – EU DISSE – e não antes de “SUPOSTAMENTE” vir a terra. Em realidade, este conceito de GERAÇÃO ETERNA e DESCIDA DO CÉU que vocês defendem, são as mesmas palavras do credo de Calcedônia (vide as palavras do credo para conferirem).

    O que argumento com os bereanos é bem simples: Se Deus é UM SER ETERNO, ELE PODERIA GERAR UM OUTRO SER DE DENTRO DELE SUJEITO À MORTE? Me apresentem algo solidamente bíblico, para que eu aceite seus argumentos!

    ResponderExcluir
  5. SEGUNDA PARTE DA RESPOSTA

    Deus não precisou de nenhum intermediário para criar o mundo, porque Ele é o TODO-PODEROSO. Se for assim então, as palavras de Isaías e outros versos não foram inspirados (Is. 44:24 –Is. 45:7 - Salmos 33:6,9 - Marcos 10:6). A quem O Pai se dirigiu quando disse: FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM? SE FOR A JESUS, NÃO SERIA DEUS UMA ENTIDADE PLURAL DA MESMA FORMA COMO OS TRINITARIANOS ENSINAM?

    A “autoridade” [Gr. Exousia] foi dada a Jesus depois da sua ressurreição e não antes. O mundo que se refere Hebreus 1:1-3, que o irmão menciona para “provar” uma co-participação na criação é AION e não tem absolutamente nada a ver com o mundo físico. AION significa ERA, PERIODO DE TEMPO. Se fosse o mundo físico, certamente o escritor inspirado escreveria KOSMOS. O livro de Hebreus também refuta a heresia de que Jesus teria sido algum dia um ANJO [Hebreus 1:13,14 e 2:5].

    Sendo assim, vocês ficaram em maus lençóis, porque se hebreus diz isso, como fica a idéia de que Jesus era o comandante das hostes celestiais, ou o arcanjo Miguel ou aquele que guiava os israelitas no deserto? E AGORA?

    Uma coisa é receber a “AUTORIDADE” PARA MANTER TODAS AS COISAS NOS CÉUS E NA TERRA e outra coisa é RECEBER “PODER” PARA TAL, creio que o irmão Jobson está fazendo uma pequena confusão com estes dois textos (Mateus 28:18 e Hebreus 1:3).

    O único sustentador e mantenedor de TODAS AS COISAS é O PAI (ATOS 17:24-26). E vou ainda mais longe: Mesmo no céu, Jesus não possui ONISCIÊNCIA, pois foi preciso que o próprio Deus lhe revelasse as coisas que deveria acontecer em breve (Apoc. 1:1). Certamente um ser preexistente deveria possuir agora todo o conhecimento necessário ao destino do mundo, mas não é isto que diz a bíblia.

    Outro detalhe importante é que O EVANGELHO DE JOÃO foi escrito com o objetivo de mostrar que Jesus é o Ungido [Jo. 20:31]. Este Ungido era o Messias predito nas escrituras hebraicas – DESCENDENTE DE DAVID. [veja Romanos 1:1-3]. Estas escrituras jamais mencionam o Messias como tendo existindo no céu. Esta idéia foi incorporada pela filosofia grega, através dos chamados “pais da igreja”, particularmente de um judeu de Alexandria chamado FÍLON. A verdade é que para sustentar a preexistência, os bereanos lançam mão de textos aleatórios e do evangelho de João que parece apoiar a idéia de uma existência no céu, mas João utilizava muito de linguagem figurada e no capítulo que Ele fala de uma “descida do céu” de Jesus, é claramente perceptível o paralelo que Ele faz com o maná. [compare João 6:35, 38, 41 e 42].

    Uma preexistência de Jesus destrói o paralelo-chave que nos mostra o plano da salvação delineado pelo próprio Eterno antes de tudo ser criado [gen. 3:15]. Este paralelo foi descrito por Paulo, comparando Cristo a Adão. Se por um "homem" entrou o pecado no mundo, é lógico que somente através de um "homem", este mesmo pecado poderia ser desfeito (Rom. 5:12,19). A única solução disponível para a salvação da humanidade seria outro "homem", igual a nós, sujeito a pecar, mas que não pecou, para que pudesse nos abrir o caminho da vida eterna no Reino de Deus aqui na terra. Essa é a verdade simples de Paulo que não necessita de muito conhecimento para interpretar com clareza. É direta.

    Um ser, vindo do céu, não poderia ser considerado semelhante a nós em todas as coisas, e nem poderia aprender a obediência naquilo que padeceu [Heb. 4:15 / 5:8], pois ou Ele preexistiu e não foi um ser humano, ou foi um ser humano pleno e não preexistiu.

    Ambas as coisas são impossíveis! Seres humanos não PRÉ - EXISTIRAM, simplesmente nasceram como humanos, jamais foram outra coisa, que não humanos mesmo!! Um Ser vindo do céu para habitar em um corpo de carne, mais se parece com a idéia gnóstica dos AIONES que desceram do pleroma. Em essência crer assim é aceitar a doutrina gnóstica.

    Saudações a todos, Marcelo Valle.

    ResponderExcluir
  6. OI AMIGO GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL VC INDICAR NOSSO SITE NO SEU BLOG, FICAREI MUITO AGRADECIDO.

    WWW.PIONEIROSADVENTISTAS.COM

    ResponderExcluir