ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

domingo, 11 de julho de 2010

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

Certa vez conversando com um "bereano” (*) pude sentir a dificuldade que o mesmo enfrentava no relacionamento pessoal de seu grupo, mais especificamente com respeito à liturgia do culto, uma vez que alguns preferiam algo totalmente diferente de sua igreja anterior, enquanto que outros achavam não ser embaraçoso para o grupo manter algumas práticas litúrgicas de sua antiga igreja.

Naquele tempo eu ainda freqüentava a IASD, embora tivesse o ardente desejo de freqüentar um grupo de bereanos aqui em João Pessoa, e, pessoalmente, achava que tal comportamento era inconcebível para pessoas que se propõem a seguir estritamente as diretrizes da palavra de Deus, inclusive, sendo compelido a rejeitar a doutrina da Trindade e "Dízimos" e manterem-se afastados de quaisquer doutrinas extrabiblica.

É certo que quando iniciamos uma nova fé, é nosso desejo desvincular-nos, totalmente, dos ensinamentos antigos, os quais pareciam-nos verdadeiros e irreprováveis. Partindo-se desta premissa é bastante compreensível o comportamento de alguns "bereanos" que querem a qualquer custo modificarem as práticas litúrgicas e administrativas que guardam algumas semelhanças com as que tiveram como costume e pratica na IASD.

Graças a Deus os bereanos de João Pessoa não têm enfrentado tais dificuldades, mas o nosso "calcanhar de Aquiles" tem sido as relações interpessoais, onde, por coisas tão pequeninas e banais, alguns, tais crianças, tem ficado "emburrados" ao ponto de abandonarem a freqüência as reuniões do grupo.

Em principio isto nos pareceu bastante problemático e causou-nos uma tremenda decepção, mas ao examinarmos a bíblia verificamos que problemas, até certo ponto semelhantes foram enfrentados pela igreja apostólica, no episódio de Paulo e Barnabé, e vimos como Deus inspirou aos apóstolos a solucionarem tal dificuldade, sem que com isto expusesse a igreja com quem estava à razão e quem era o culpado de tal discórdia.

Tendo por base o exemplo das escrituras, passamos a tratar tais impasses com a mesma disposição bíblica, isto é, não perdemos tempo apurando as responsabilidades, mas aproveitamos a situação para que o nome e a causa de nosso Deus fossem glorificados, isto é, estabelecendo novos grupos nas casas dos irmãos que estavam se ausentando das reuniões, e, ao invés de dois grupos, temos, atualmente, quatro.

Recentemente tive dificuldade em relacionar-me, via internet, com determinado grupo de bereanos de outro Estado do Brasil, tendo em vista que o líder de tal grupo sugeria, e, ate certo ponto, queria me constranger a não relacionar-me com outras comunidades de leigos, uma vez que os tais não comungavam com o seu credo doutrinário, o qual era por ele considerado como a verdade básica, isto é, para ele, tais pessoas haviam perdido a fé na doutrina do santuário, não alimentavam mais segurança nos escritos da Irmã White, etc. etc., a tal ponto de querer me fazer crer que tais pessoas não poderiam ser consideradas como irmãos.

A palavra de nosso Deus nos aconselha a vivermos em paz com todos, e alem do mais, para mim ser irmãos é ser filho do mesmo pai, e não comungarmos com os mesmos pontos doutrinários. E, tendo em vista que todos foram criados por Deus, e Ele é Pai de todos não tenho nenhuma dificuldade de no fundo de meu coração considerar todo ser humano como meu irmão que seja ASD, Católico, Espírita, Incrédulo, ou bereano de quaisquer convicções doutrinária.

Atualmente nossa comunidade se beneficia dos dons de diversos grupos de irmãos bereanos, e só para exemplificarmos: utilizamos o hinário LOUVORES AO CRIADOR, adquirido através do Irmão Silas, dos ADVENSTISTAS HISTÓRICOS, e nossas LIÇÕES DA ESCOLA BÍBLICA são aquiridas da ICBA, e nossas orações tem sido para que Deus abençoe a todos os irmãos, pois o conselho do Senhor é no sentido de convivermos com as diferenças, uma vez que "cada um firme-se na sua fé" e "quem está em pé, tenha cuidado para que não caia"

(*) termo que utilizo para referir-me aos leigos adventistas que foram constrangidos a deixarem a instituição IASD para congregarem em grupos de adoradores do Deus Único

Fraternalmente,

Heráclito Fernandes da Mota

Um comentário:

  1. Irmão Heráclito, boa noite.

    Particularmente concordo com sua postura amigável e serena, e acredito que as pessoas que tem apresentado alguma ordem de problema, são as mesmas que tiveram problemas na sua antiga denominação.

    Todo radicalismo é perigoso, e a flexibilidade faz parte do verdadeiro crente.
    Daqui (Sousa) oro pelo trabalho de vocês.

    A santificação também se constrói, e tal construção tem que ser alicercada na Pedra Angular - Cristo Jesus.

    Fé e paz para todos.

    José Arimatéa Barbosa

    ResponderExcluir