ACESSE

www.aodeusunico.com.br

VEJA NOSSA WEBTV ADVENTISTA BEREANA DO 7º DIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O DINHEIRO E O DÍZIMO

Algumas taxas para o Templo só eram aceitas em forma de dinheiro (Êxodo 30:14-16 e 38:24-31). O dinheiro era utilizado para comprar sepulturas (Gênesis 23:15-16). O dinheiro era usado para comprar bois para serem oferecidos em sacrifícios. (II Samuel 24:24). Era utilizado para pagar tributos vassalos. (II Reis 23:33,35). Era utilizado para comprar imóveis (Jeremias 32:9-11). Para pagar salários (II Reis 22:4-7). Para fazer câmbios (Marcos 11:15.17). O próprio Jesus foi vendido por dinheiro.

Existiam também várias profissões:

01) Artesãos (Exôdo 31:3-5; 35:31-35; II Reis 16:10);
02) Padeiros (Gênesis 40:1-2; Jeremias 37:21; Oséias 7.4);
03) Carpinteiros (II Sam 5:11; Esdras 3:7; Isaías 44.13; Mateus 13:55;
04) Cozinheiros (I Samuel 8:13; 9:23-24).
05) Guardas (II Reis 22:4; 25:18; I Crônicas 15:23-24; Jeremias 35:4);
06) Pescadores (Isaías 19:8, Jeremias 16:16; Mateus 4:18: 13:48; Lucas 5:2)
07) Mestres-de-Obra (Rute 2:5-6; I Reis 5:16; II Crônicas 2:2,18; Mateus 20:8)
08) Ourives (Neemias 3:8, 31-32; Isaías 40:19; 41:7; Jeremias 10;9
09) Caçadores (Gênesis 10:9; 25:27; Jeremias 16:16)
10) Mercadores (I Reis 10:15; Neemias 13:20; Mateus 13:45)
11) Músicos (I Reis 10:12; I Crônicas 6:33; 9:33; II Crônicas 5:12)
12) Alfaiates (Êxodo 28:3; 35:25-26; II Reis 23:7; Proverbios 31:19; Atos 9:39)
13) Coletores de impostos (Daniel 11:20; Mateus 10:3; Lucas 5:27)

Então fica uma pergunta:

POR QUE O DIZIMO NÃO ESTÁ RELACIONADO AO DINHEIRO E SIM A COMIDA, ALIMENTOS E, PRODUÇÃO AGRO-PECUÁRIA?

“Todos os dízimos do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor, são santos ao Senhor. No tocante a todos os dízimos de vacas e ovelhas, de tudo que passar por debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor. Não esquadrinhará entre o bom e o ruim, nem o substituirá. Se de algum modo o substituir, ambos serão santos, e não podem ser resgatados”. Levítico 27:30-32

“Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que cada ano se recolher no campo. Perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, comereis os dízimos do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. Mas se o caminho for longo demais, de modo que não os possas levar, por estar longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado, então vende-os e leva o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. Com esse dinheiro comprarás tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer outra coisa que te pedir a tua alma. Come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te tu e a tua família” Deuteronômio 14:22:29

Daí compreendemos perfeitamente o texto de Malaquias 3:10: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa.” E logo depois, Deus promete: “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Bereanos PB

JOÃO 20:22 É SIMBÓLICO???

"E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”

Este verso deixa os nossos irmãos trinitarianos, meio que confusos ao afirmar que o Espírito Santo é na verdade uma 3ª pessoa chamada de DEUS ESPIRITO SANTO. Isso porque aqui Jesus SOPRA o espírito Santo sobre os discípulos.

O ensino trinitariano sustenta que o Espírito Santo é um Deus Espírito Santo, um ser pessoal, da mesma forma que o Pai e o Filho, por isso afirmam que esse texto é simbólico, por que se afirmar que é literal, complica a situação. Se assim fosse, um Deus estaria sendo soprado e saindo de dentro de outro Deus.

Ora irmãos, sejamos sinceros. Em João 20:19-23, não tem nenhum símbolo ou figura, portanto deve ser entendida no seu óbvio sentido. A presença de Jesus (verso 19); as marcas da Sua crucifixão (verso 20); a mensagem do “ide” (verso 21) e o perdão dos pecados (verso 23), é tudo simbólico? É tudo uma figura de linguagem? Veja o que Ellen G. White diz:

"E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e aqueles a quem retiverdes lhes são retidos." João 20:22 e 23. “O Espírito Santo não Se manifestara ainda plenamente; pois Cristo ainda não fora glorificado. A mais abundante comunicação do Espírito não se verificou senão depois da ascensão de Cristo. Enquanto não houvesse sido recebido, os discípulos não podiam cumprir a missão de pregar o evangelho ao mundo. Mas o Espírito foi agora dado para um fim especial. Antes de os discípulos poderem cumprir seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo soprou sobre eles Seu Espírito. Estava-lhes confiando um santíssimo legado, e desejava impressioná-los com o fato de que, sem o Espírito Santo, não se podia realizar esta obra.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 805.

Que o nosso Pai celestial, nos conceda o Seu Espírito através de Seu Filho, diariamente. Deus abençoe a todos.
Bereanos PB

CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO!

Desde criança fui católico. Confesso que não era um freqüentador assíduo da igreja, mas sempre que podia estava lá. Participei de algumas procissões e rezei várias vezes prostrado as imagens de escultura.

Quando comecei a estudar a Bíblia com um amigo e futuro irmão, descobri alguns ensinamentos que antes não conhecia. Isso tudo pra mim, foi um grande choque: Sábado ou Domingo, Mortalidade ou Imortalidade da Alma, Escutar uma Missa ou Participar de um Sermão, etc.

Com 28 anos, me batizei, nessa nova igreja e me deparei com mais ensinos e um novo mundo em minha vida estava fazendo parte. Costumes, regras, comportamentos, ensinos, tudo era diferente. Mas mesmo assim, fiz parte por 10 anos e agradeço muito a Deus por ter ele me tirado das trevas para Sua maravilhosa Luz.

Quando descobri que minha igreja, a qual eu fazia parte, não cria em uma Trindade no passado, isso foi outro choque para mim. A pergunta que martelava a minha cabeça era:

Crer ou não crer, eis a questão! E que grande questão. Mas a questão maior não está em simplesmente crer, mas em professar aquilo que cremos. Quando professamos uma crença diferente daquela que a igreja a qual pertencemos crê, geralmente não somos bem vistos. Por exemplo, se professarmos que cremos em uma Trindade, estamos em paz com a igreja, o que não acontece quando professamos quando não cremos.

Muitos irmãos sinceros se encontram nesse dilema, porém isso não é um fato recente, mesmo nos dias de Cristo, muitos passaram por semelhante “problema”. Vejamos o que João 12:42 nos diz:

“Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga...”

Expulsos da sinagoga ou da igreja, esse era e é o medo de muitos irmãos. Não estamos aqui para julgar os procedimentos de A ou B. Deus tem a sua própria maneira de trabalhar. Para uns é chegada a hora, para outros ela ainda está no futuro, porém um dia todos nós iremos professar o que cremos.

No verso 43, é dito que essas autoridades infelizmente, “amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”.

Jesus certa vez, advertiu aos discípulos: “vos expulsarão das sinagogas”. Mas por que os judeus iriam fazer isso? Não eram todos os discípulos judeus? Povo do seu próprio povo? Como poderia um povo expulsar o seu próprio povo?

O verso 3 nos responde por que os judeus fariam isso: “porque não conhecem o PAI, nem a MIM” disse Cristo. João 16:2-3.

Aqui podemos ver uma diferença entre as autoridades religiosas e os discípulos: Muitos do primeiro grupo cria que Jesus era o Cristo (o Messias), mas não confessavam com medo deles mesmos serem expulsos e não serem bem vistos por seus companheiros, enquanto que o segundo grupo cria que Jesus era o Messias, e com a força que o espírito de Deus lhes deu, confessaram e foram expulsos, nascendo assim o cristianismo.

Nas palavras de Cristo, encontramos o que é de mais relevante na vida cristã: CONHECER o Pai e o Filho. Esse foi um desejo de Jesus em sua oração ao Seu Pai:

“E a vida eterna é esta: que todos conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.” João 17:3 (BLH)

Portanto, meu amado irmão, esta é a vida eterna. Com certeza levaremos toda uma vida eterna para conhecermos o Pai e o Filho, mas hoje, mesmo vivendo em um mundo de pecado, devemos “conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor” Oséias 6:3.

Em qual dos grupos é mais conveniente estarmos? Naquele grupo que crê, mas não confessa, porém está em paz com a igreja? Ou naquele grupo que crê, confessa e é expulso? Claro que no primeiro grupo, mas lembre-se:

“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem... Regozijai-vos e exultais, porque é grande o vosso galardão nos céus...” Mateus 5:11-12.

Deus nos abençoe.

João Carvalho.